
" Embora tenha havido e talvez ainda continue a haver petições contra o A.O., não é de uma ou mais uma petição que se trata [...]
Uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos (I.L.C.) «pode ter por objecto todas as matérias incluídas na competência legislativa da Assembleia da República» (Artigo 3.º da respectiva lei ver) com as excepções previstas no mesmo artigo e limitações previstas no Artigo 4.º. A I.L.C. de revogação da Resolução da Assembleia da República n.º 35/2008, de 29 de Julho, não está abrangida por nenhuma dessas excepções e limitações. Uma I.L.C. é examinada em comissão, apreciada e votada na generalidade e na especialidade, e objecto de uma votação final global (Artigo 9.º a Artigo 12.º), à semelhança do que acontece com os projectos de lei apresentados pelos deputados ou propostas de lei apresentadas pelo Governo à Assembleia da República. Uma vez aprovada pela A.R., após a promulgação pelo Presidente da República, segue-se a publicação no Diário da República sob a forma de Lei, para a entrada em vigor.
  Espera-se que estas breves notas tenham sido suficientes para dar a perceber a grande diferença que há entre uma petição e uma I.L.C."
Virgílio A. P. Machado, in Goodreads, 8/3/2010 [sublinhados meus].
Claro que o benévolo leitor já percebeu que é para pôr uma Lei à votação contra o desconchavado Acordo Ortográfico. Mas há sempre gente nova a chegar e, os que estamos contra, temos família e amigos que duma maneira ou doutra, sabemos, padecem humilhação com esta mania de os governantes nos pregarem com leis que nos ferem e resultam em nosso prejuízo. Podemos só reclamar em família. Podemos talvez berrar em manifestações. Ou podemos fazer algo tangível, na mesma medida que o despudorado governo e deputados passam a vida a fazer-nos. Impor uma Lei.
Imponhamos nós uma Lei.
Assinar I.L.C. contra o A.O. (imprima, preencha e assine.)
Envie por correio
ou
digitalize e envie por correio electrónico para:
ilcao_assinaturas [caracol electrónico] cedilha.net
Refª:
Maria Luísa Torres Pires, Francisca Laura Batista, Glória N. Gusmão Morais, Livro de leitura da primeira classe, 1ª ed., Lisboa, Papelaria Fernandes, 1967. - Ilustrações: Maria Keil, Luís Filipe de Abreu, in Planeta Tangerina.
I.L.C. - Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico de 1990.