Manda-me um generoso correspondente esta do ramal nacional 105-1 dizendo como sei que gosta dos marcos dos km 0, aqui lhe deixo um para seu prazer (espero eu, pelo menos foi essa a ideia); já andei à cata de mais, mas estes marrecos parece que se comprazem em arrancar os velhos e deliciosos marcos quilométricos e substituí-los por outros de lata que, a breve trecho, aparecem todos torcidos ou...desaparecem.
Quem há-de de comprazer-se com este agora, estou certo, é o confrade Manuel do H Gasolim Ultramarino que tem uma curiosíssima weberneta de cromos -- sabíeis? -- com inúmeros marcos do plano rodoviário de 1945.
Alguma preferência pelos marcos zero advém da sua maior raridade, pois o crescimento urbano engoliu fatalmente muitos deles -- recorda-me de imediato o da E.N. 249, às Portas de Benfica, que levou sumiço na faustosa obra da C.R.I.L..
No caso aqui, permanece o quilómetro certo no lugar exacto. Com marco errado, porém. Como na Nacional 385 no termo de Mourão, o marco 0 do ramal nacional 105-1 pertencia-lhe ser miriamétrico.
E.N. 105-1, Ermesinde (prox.), [2012].
Fotografia gentilmente cedida pelo sr. J.A.A.P..
sexta-feira, 11 de maio de 2012
E.N. 105-1
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Obrigado pelo destaque, caro amigo.
ResponderEliminarGostaria eu de saber qual é o critério para o abate à marretada destes marcos e sua substituição por lataria ou, desde que o dinheiro escasseia, o seu pintalgar com faixa lutuosa.
Ábraço
É cousa de urbanos sem noção que são marcos. Tivesse esta gente contacto com um palmo de terra e sabia. O seu epitáfio virá em lousa sepulcral de... latão. Só pode.
ResponderEliminarCumpts.
Oh meus amigos, então o que se espera destes mabecos, num país onde até se roubam os sinos das igrejas...
ResponderEliminarE as caixas das esmolas...
ResponderEliminarCumpts
Então, se bem entendi, no km 0 deveria estar a marca 0 dos 10.000m???
ResponderEliminarCumpts
E as imagens...
ResponderEliminarÉ a forma do marco que está mal. No km 0 pertence haver marcos miriamétricos (como o do ramal nacional 204-4 (http://planode45.blogger.com.br/en202-1a204-5.htm) para a estação de Famalicão) e não quilométricos (arredondados) como o da imagem.
ResponderEliminarCumpts.
Muito bem; mas, quer dizer que no km 10 deveria estar outro marco miriamétrico?
ResponderEliminarCumpts
Sim. A cada 10 km.
ResponderEliminarA extensão deste ramal tem 10 km?
Cumpts.
Infelizmente, não; todavia, vou procurar mais cuidadosamente noutros, já que, com humildade, confesso que nunca tinha reparado nesse detalhe... falha minha!
ResponderEliminarCumpts