Vista ampla através das quintas do Saraiva (ou da Cerca; ou dos Merceeiros), da Ladeira (ou do Sabido), do Fole, da Viscondessa de Vale de Sobreda, do monte do Coxo e por aí adiante (digo-as de cor e espero não me enganar, mas isto agora, passados tantos anos não é fácil, haveis de compreender). O horizonte do amplo vale é fechado pelo alto do Pina (à direita) e pelo casal Vistoso, ao Areeiro (à esquerda).
O comício é no preciso lugar do primeiro quarteirão da Rua Pascoal de Melo, n.os 2-8, entre a Francisco Sanches e a Almirante Reis. Vedes onde os cachopos trepam por uma prancha de madeira? O lado de baixo é o leito do que veio a ser a Pascoal de Melo; as terras removidas devem ter servido para aterrar a sua continuação através do vale da Rua de Arroios.

Comício republicano, Lisboa, 1907.
Arquivo Fotográfico da C.M.L.
A casa com o edifício da chaminé é a quinta da saúde? Ainda se consegue ver o telhado da "casa branca"? :)
ResponderEliminarCumprimentos
É a quinta da saúde, sim.
ResponderEliminarVê-se o telhado sim senhor.
E onde disse Monte do Coxo, era Quinta do Bacalhau.
Faltou dizer as quintas do Martins (pela Alameda), do Visconde das Laranjeiras (idem, mais cá), do Papagaio (mercado de Arroios), da Pimenteira (R. José Ricardo), da Brasileira (rua das garagens).
A da Viscondessa de Vale de Sobreda não sei se seria a do Alperche (cimo da Alameda).
Cumpts.
Caro Bic,
ResponderEliminarNuma foto de Judah Benoliel da avenida General Roçadas (Cota antiga: JBN004565 A27007 N24611) aparece um objecto intrigante no meio da avenida com o cruzamento da Castelo Branco Saraiva. Por outro lado, o levantamento topográfico de Silva Pinto, de 1906, na folha 12 I, referencia o objecto em questão. O que era e para que servia? Teria alguma relação com o quartel de Sapadores ou com a antiga 3ª linha de defesa de artilharia de Lisboa? Quando demoliram? Obrigado se tiver interesse em pesquisar.
Cumprimentos
Tinha visto o estranho objecto mas não sei o que era. Vamos ver o que se descobre.
ResponderEliminarCumpts.