O Brasil invadiu um imenso bairro de lata (lá dizem favela) nos subúrbios do Rio de Janeiro. Diz que inúmeros sobas do tal bairro de lata foram capturados pela tropa do Brasil. Mas ouço também dizer nas notícias que uns quantos se escaparam pela rede de esgotos.
Um bairro de lata com rede de esgotos?
Pamorâmica [sobre o palácio de Catete?],Rio de Janeiro, s.d..
Autor não identificado, in Arquivo Municipal de Lisboa / Núcleo de Fotografia.
Desculpe que lhe diga, caro Bic, mas não entendo a sua admiração!
ResponderEliminarSe a Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, tem internet sem fios GRATUITA desde meados deste ano, por que razão o Complexo do Alemão não haveria de ter esgotos?!?!
Até faz mais sentido algo que já existia, por exemplo, no tempo dos romanos, do que o último grito da tecnologia.
Por regra os bairros clandestinos não costumam ter infra-estruturas desta. Corre tudo a céu aberto.
ResponderEliminarCumpts.
Agora fora de brincadeira, eu acho que as favelas brasileiras não são tão abandalhadas como se pensa. Sim, é tudo ilegal, sim, com falta de segurança e higiene. Mas, pelo que tenho visto e com a pessoas que tenho falado, não me parece que seja a pocilga completa. Pode não ser uma rede de esgotos "topo de gama", com direito umaa ETAR e afins em cada esquina, mas há-de ser um rudimento de esgotos, coisa que em muitas aldeias por Portugal fora ainda não se vê.
ResponderEliminarUma incipiente rede de esgotos, em bairros edificados caoticamente. E caberá lá mamífero maior que uma ratazana?
ResponderEliminarDe toda a forma não digo que seja impossível. Apenas me admira.
Cumpts.
mas pq na vila cruzeiro nao teria esgoto? aki eles s preocupam com todos nao soh com a classe alta
ResponderEliminarPortanto há esgotos. E dá para um homem lá caber?
ResponderEliminarCumpts.
"Sim, é tudo ilegal, sim, com falta de segurança e higiene".
ResponderEliminarDito isto, será assim tão surpreendente que as pessoas se admirem que tenham sequer uma rede de esgotos? Quanto mais uma rede de esgotos que possibilita a fuga aos traficantes.
O facto de terem Wifi na Rocinha é devido a demanda dos traficantes em actualizarem as suas paginas do Orkut.
As pessoas dizem que a favela é como um bairro de lata. Sim, a favela tem más construções, ilegais e tudo o resto que nós sabemos. Mas não é um simples bairro de lata como se podia ver (não sei se ainda se pode ver), por exemplo, no Prior Velho.
ResponderEliminarBasta estar atento às imagens que aparecem na televisão quando aparecem notícias, normalmente negativas, sobre as favelas do Rio de Janeiro. Dá para ver as diferenças existentes entre os dois lados do oceano. Uma delas é estrada alcatroada com tampas de esgoto e sarjetas. Sou atenta a estes pormenores parvos, que hei-de fazer?!?!
Quanto ao seu parágrafo: "O facto de terem Wifi na Rocinha é devido a demanda dos traficantes em actualizarem as suas paginas do Orkut." Quer dizer o quê com isto?!?! "devido a demanda dos traficantes" é um pouco confuso.
Que eu saiba, as favelas não têm só traficantes e o sistema de internet sem fios foi aplicado pela prefeitoria do Rio de Janeiro. Se é a primeira coisa que eles deviam receber, já é questionável, mas também é outra questão.
É possivel, mormente aqueles que estão habituados a fazer porcaria.
ResponderEliminarA.v.o.
Dissimulam-se no seu meio natural.
ResponderEliminarCumpts.