Como muitos, tenho andado curioso acerca da fisionomia de D. Afonso Henriques. Inesperadamente, descobri a sua verdadeira figura no Largo João Franco em Guimarães: era branco, media cerca de 2,5m de altura, pesava bastante...
Largo João Franco, Guimarães, 2006.
Foto: Luísa Gonçalves.
Parece-me o estilo de Cutileiro... Não que desgoste de tudo o que esse escultor produz: o seu D. Sebastião, em Lagos, por exemplo, acho-o exemplar.
ResponderEliminarUma anedota!
ResponderEliminarUm abraço.
Tem de se ter um olhar diferente para com a arte moderna. A meu ver esta escultura dá-nos o que mais importante pensamos de D. Afonso Henriques: A grandiosidade e a majestade, a enorme espada e escudo explicam-me a sua força. É tudo o que preciso saber. O rosto? para quê? e se fôe horroroso?
ResponderEliminarAgora entendo por que se diz "pesada e comprida como a espada de D. Afonso Henriques"!
ResponderEliminarinteresante. aliás todo o blog muito interessante.
ResponderEliminarvou voltar. continue
Ah! A arte contemporânea!... Em http://linhaderumo.no.sapo.pt/Linha_de_Rumo13.pdf (http://linhaderumo.no.sapo.pt/Linha_de_Rumo13.pdf) há um artigo do 'Notícias de Guimarães' redigido com mais mestria que a que vejo nesta espécie de D. Afonso Henriques. Foi o meu gentil amigo João que teve a presteza de mo enviar. Obrigado João! Obrigado a vós pelos comentários! Cumpts.
ResponderEliminarObrigado também ao D. Afonso Henriques.
ResponderEliminarOptimo blog ;)
ResponderEliminarObrigado! O seu também. Cumpts.
ResponderEliminarQue bom! Sempre podia usar a espada! Estou tranquilizadíssimo.
ResponderEliminarAbraço.
Pois eu não fico nada descansado com esta obra, dita de arte. Cumpts.
ResponderEliminarTambém estou curiosa, mas preocupada com a fisionomia que irão desencatar ao nosso Afonso Henriques. Nunca se sabe!...
ResponderEliminarHão-de inventar uma caraça qualquer. Cumpts.
ResponderEliminarParece-me que este D. Afonso Henriques tem um problema de estrabismo, (ou então sou eu que estou a ver mal).
ResponderEliminar