| início |

quinta-feira, 20 de julho de 2006

Óbidos e os Castelãos

 Na crise de 1383-85 o alcaide de Óbidos tomou partido por Castela.
 Quando o Mestre levantou o cerco a Torres Vedras determinando ir-se com as suas gentes para Leyrea, em passando per amtre Obidos [...] se lamçou com os Castellaãos Alvoro Fernamdez Turrichaão, Comendador de Monte Moor o Novo, e outros (1). Apesar disso, sabemos como o Mestre venceu os de Castela, tornando-se por fim a vila de Óbidos e toda-las outras para Portugal. Por isso achei graça ontem ver mercadores castelãos arredados para fora dos muros da vila, vendendo tés e remedios caseros devidamente identificados em português lá de Castela.
 Ou seria chás e mezinhas...?

Mercado medieval, Óbidos [(c) 2006]
Campo do mercado medieval, Óbidos, 2006.

 Daquele Álvaro Fernandes Turrichão, e outros, não soube mais notícia…




(1) Fernão Lopes, Crónica de D. João I, vol. 1, [s.l.], Civilização, imp. 1994, p.388.

8 comentários:

  1. Meu caro “Bic” espero que o teu merecido período de férias te tenha retemperado o “físico”! Sim, porque o “intelecto” está óptimo, como se pode ver.

    Quanto à presente “posta”, julgo que o circulo se está a fechar! Naquele tempo o castelhano era a língua oficial. Hoje, pelo andar da carruagem, não faltará muito para que o volte a ser!

    Um grande abraço do teu amigo.

    João

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja20/7/06 10:05

    Pode ser que não... Outro grande abraço para ti também, meu bom amigo!

    ResponderEliminar
  3. Bem descrito o cenário daquele tempo. Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, como dizia o Poeta meu caro "Bic". Estive em Óbidos no último domingo e um grupo de música era "Els Berros de la Catalunya" em Portugal não há músicos...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro Bic Laranja:
    realmente, deve ter tido grande sabor observar o comércio fora de muros. Acredito que as lusas gentes tenham imortalizado e imobilizado o Turrichão, ao mesmo tempo, transformando-o em... torreão. E gostaria de lembrar que Michel Déon, um romancista muito competente e viajado, em «ESCREVO-LHE DE ITÁLIA», diz ser Óbidos a mais bela cidade fortificada que conhece. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Mas que bela venda essa a da foto =) Que tenham sido umas boas férias. **

    ResponderEliminar
  6. Esta foto esta mágica!

    ResponderEliminar
  7. Caro "Bic":
    Belíssima foto - como é a sua tradição. E grande evocação de um glorioso episódio da luta 1383-85. Sempre um prazer!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Bic Laranja24/7/06 00:14

    Em Portugal falta o mais elementar bom senso, caro Ricardo. Vi a bonita reportagem sobre Óbidos no seu blogo. Parabéns! // Caro Paulo: enquanto o Michel Déon tem muita razão e bom gosto, o Turrichão, e os outros, legaram-nos Pinas mouros e iberistas. // Lipa Xana: obrigado pela visita e votos de muito boas férias para si. // O autor agradece e manda cumpts. Obrigado pela sua amável visita, caro Corvo. // O prazer é meu, pela sua gentil visita e comentário, caro Euro-Ultramarino. // Obrigado e cumpts. a todos.

    ResponderEliminar