| início |

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dias do factor 50

Praia da Falésia — © 2016O factor


 Aumentou este ano. Decidiu a senhora em Maio. Vai a par da idade, parece...


Mudanças...


 Na praceta ramadas serradas, uma árvore arrancada. A escada da praia, a enxurrada de Novembro escavou-lhe o poiso. Refizeram-na desviada, noutro jeito. Não me adapto bem a estas mudanças; mudam a fisionomia do lugar, o espírito dele anda ténue...


Genius loci


 É o espírito do lugar. Há lugares assim, onde habita um espírito; passamos uma vez e um encantamento nos toma como se fôra feitiço. E ao depois... — Já dizia Eça, se os deuses do Olimpo se não deixam morrer nas florestas, acabam empregados numa qualquer secretaria. Se o genius loci se não acha aí a fazer tejolo no sucedâneo do pinhal é porque seguiu no mesmo. Ou filiou-se nalgum partido e acabou na câmara de Albufeira a lotear seus domínios.


Rua da Falésia, ex-pinhal do concelho de Albufeira — © 2015
Rua da Falésia
, ex-pinhal do concelho de Albufeira — © 2015


E...


 O tal espírito havia de nos também inspirar no preparo da praia. Falhou. Saímos sem a maçãs da ordem, sem a rosca e, principalmente (eu), sem que ler. Pelo caminho comprei o Público. Leio o editorial na pág. 2 e enjoo o jornal todo.


Publico-Bloco.jpg


Gente


 Da gente tomada pelo espírito do lugar (quase extinto como vou vendo) alguns são sósias de gente conhecida — um por cá o sei vai por cima de 20 anos; outros também, somam quase 10. — Em avulso, avistados uma vez sem tornarem anualmente por hábito, também achave eu nesta praia numerosos sósias. Ùltimamente não; o último que cá vi foi o Camarão das ilhas há uns anos; isto a não ter sido realmente o sósia original. Hoje só vejo gente como a gente.


Praia da Falésia  Algarve — © 2015
Praia da Falésia,
Algarve — © 2015


1min 58s ...


 ... Separam esta em baixo da primeira no canto direito lá em cima. Foi o tempo de subir as escadas...


Praia da Falésia às 8h06m55s — © 2016
Praia da Falésia,
Algarve — © 2016


 


(2/7/2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário