| início |

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sancta Clara-a-Velha

 Dez annos de enxugo e foi o fado que lhe deu. Ou como os elementos podem sempre mais que as engenharias dos homens.


José Hermano Saraiva, O Infante das Sete Partidas
(A Alma e a Gente, IV-8, R.T.P., 12/III/2006.)

5 comentários:

  1. Inacreditável! Que vergonha. Incúria e desmazelo até mais não e principalmente falta de conhecimentos específicos para terem empreendido uma obra de restauro daquela envergadura com o fim de o Monumento ficar definitivamente protegido das grandes cheias e destruição que estas provocam, para uns anos depois o mesmo Monumento ter voltado à anterior situação desoladora mostrada nas imagens das notícias recentes. E quantas peças arqueológicas terão ficado soterradas (novamente!), parte das quais haviam sido entretanto descobertas com as obras efectuadas não há muitos anos e muitas outras de inestimável valor, que estarão ainda por descobrir, a voltarem à mesma deplorável situação, sabe Deus por quantos anos mais, depois das últimas enxurradas. Esta gente, com cargos de mando no/s Instituto/s respectivo/s, que está encarregada de supervisionar os monumentos nacionais e salvaguardá-los de eventuais catástrofes naturais ou outras, não valem o ordenado que ganham e menos ainda o chão que pisam.

    Fui ver este excelente vídeo e aproveitei a deixa para ver mais alguns, todos eles interessantíssimos, da lavra desse grande Senhor que foi o Dr. José Hermano Saraiva. Parabéns pela feliz ideia de volta e meia aqui os colocar.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Leia-se "... não vale o ordenado que ganha e menos ainda o chão que pisa".
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Bic Laranja18/2/16 00:34

    É peor. Os achados archeologicos postos á luz foram na enxurrada de há semanas. Talvez assentem no sedimento enquanto não reaparecerem outros deslumbrados da technica com a engenharia dos milagres a convencer de mais um enxugo definitivo. Haja orçamento gordo para tão perene obra e incuria valente para expor os achados em leito de cheia mais uma vez.
    Há muita cousa que na leva emenda, não só o Mondego.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. A incompetência total.

    ResponderEliminar
  5. Assim parece. Hoje ouvi notícia dum certo passar de culpa da gerência do mosteiro:

    Haja saúde.
    Cumpts.

    ResponderEliminar