| início |

segunda-feira, 9 de junho de 2014

47

 Luís Cruz-Filipe facultava até há pouco duas preciosas páginas na rede com o maior e mais detalhado repositório de dados da história das carreiras da Carris que conheço. Inúmeras vezes me socorri do seu saber ali para datar fotografias do arquivo municipal; os dados publicados por Cruz-Filipe circunstanciavam com muito rigor o período de funcionamento e os itinerários das carreiras da Carris. E assim...
 A última vez que consegui tirar informação daquelas páginas foi para datar esta da Avenida dos Estados Unidos; o arquivo da câmara municipal atribuiu-lhe a data de 1974 com base em notas do autor; sucede que o autocarro 47 (pode ampliar imagem para ver), segundo me lembro de ter lido nas páginas de Cruz-Filipe, acabou em 1971.
 Não cuido que se possa Cruz-Filipe haver enganado. Mais facilmente acredito haver mistura do espólio de Artur Pastor.
 Este 47 foi um sucedâneo do 21 que, durante anos, teve como destino o Largo Frei Heitor Pinto. A criação do 47 parece que foi por se fazer uma alternativa pela Av. do Rio de Janeiro ao itinerário do 21 (que era pela Av. da Igreja) e cuido que este 47 se extinguiu em 1971 por fusão com o 44.
 Isto é o que retive de haver consultado as páginas de Cruz-Filipe antes de haver ele fechado a locanda.
 Como não há bem que sempre dure nem mal que se não acabe, talvez os entendidos em transportes reconheçam o laborioso trabalho de Cruz-Filipe e permitam que torne ele a facultar-nos as suas preciosas páginas da história das carreiras da Carris. Ficaríamos todos a ganhar.

Av. dos E.U.A., Lisboa (A. Pastor, c. 1970)


Av. dos Estados Unidos da América, Lisboa, c. 1971.
Artur Pastor, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.

4 comentários:

  1. O 47 desde os anos 80 do século passado era o autocarro que começava em Telheiras e acabava no Campo pequeno. Agora penso que é o 747 e já não acaba em Telheiras mas sim na Pontinha

    ResponderEliminar
  2. Pois. Este é o primeiro 47.

    ResponderEliminar
  3. Caro Bic,

    A existência da rotunda no cruzamento com a Av. de Roma é também uma pista que esta foto nunca poderia datar de 74 - se bem me lembro do que está escrito na placa à entrada do viaduto, este foi inaugurado em 72.

    A questão que me intriga é quanto tempo durou a construção, tendo em conta que é uma obra considerável? Pergunto isto porque sendo esta e a outra foto que publicou ambas datadas de 71, não se vêem quaisquer sinais de escavação. Talvez se trabalhasse mais depressa naquela altura...

    Mais uma vez, muito obrigado pelas fotos que partilha aqui.

    Com os melhores cumprimentos,
    João

    ResponderEliminar
  4. Segundo sei a inauguração foi em 1971.
    A sua observação acerca do túnel é muitíssimo pertinente e confesso que me escapou a questão do túnel sob a Av. de Roma (a idade não perdoa...). Não sei quanto levarama as obras em ser feitas. Em tanto, havemos de ter de recuar a data da fotografia para antes de 1970. O autocarro 47 foi criado nos inicíos da década de 60 (61, 62.... -- sem acesso aos dados de Cruz Filipe não consigo saber)
    Cumpts.

    ResponderEliminar