| início |

domingo, 8 de junho de 2014

Mundo Português em 1940



Esta não é por nada em especial. É só para calcar o mundo português em 2014.

Figurantes e nau Portugal, Lisboa, 1940


Retrato de figurantes na exposição do Mundo Português; em segundo plano a nau "Portugal", construída nos estaleiros do Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, Gafanha da Nazaré.
Fotógrafo: Casimiro dos Santos Vinagre, 1940.


In Bibliotheca d'Arte da F.C.G.



6 comentários:

  1. Bic Laranja8/6/14 19:01

    Claro que hoje temos o cacilheiro da tal Vasconcelos, que supera tudo...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/6/14 02:53

    Ai, ai, a Vasconcelos..., minha Nossa Senhora de Fátima! É cá com cada cunha que benza-a Deus...
    E depois vieram os democratas de meia tigela com a supina lata de apregoar aos quatro ventos (neste particular parece já se terem calado há algum tempo, pois pudera!, todos eles têm rabos de palha que se pudessem ser medidos chegavam com a maior das facilidades a Marte) que o Estado Novo era um regime de cunhas. Cambada de hipócritas, cínicos, corruptos, vigaristas, mentirosos e ladrões. Tomara um único, repito, um único destes parasitas que nos assolam o juízo desde há quatro décadas, possuir um átomo sequer da honorabilidade, inteireza de carácter, integridade e patriotismo de TODOS os políticos que passaram pelos governos do Dr. Salazar, bem como as inúmeras personalidades independentes que com ele tiveram oportunidade de conviver por motivos de trabalho. Tomara!
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Dos cabotinos, a Arte é como o algodão, não engana...
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de Nau! Um assombro mesmo. Quem produziu obras de arte desta ordem de grandeza é que merecia ter recebido em vida ou, em caso negativo, pòstumamente pelos seus descendentes, uma Ordem Honorífica do Estado Português. Comparar estas verdadeiras preciosidades com os autênticos mamarrachos (para ser suave) produzidos por 'artistas' vanguardistas - assim tidos pela nova classe política, que aliás os protege e os traz nas palminhas tão sòmente por eles ou os familiares serem militantes ou professarem a mesma ideologia esquerdista - que têm tido o aval do Estado e o apoio total das Câmaras Municipais e até das Juntas de Freguesia do País. Fazer comparações entre obras de arte tão extraordinárias e as que se vão vendo pelo país inteiro, pomposamente designadas esculturas e instalações pós modernistas... (parece ser esta a designação), mas de um mau gosto incrível, com materiais do pior e de um estilo atroz, a crescerem como cogumelos por todo o Portugal, desde há vinte ou trinta anos, mais do que pecado é um sacrilégio.
    Maria

    ResponderEliminar
  5. A nau Portugal era uma beleza. Não sei que lhe aconteceu. Os democratas regozijam-se muito que quando foi lançada à água haja tombado. Rejubila-lhes nas almas danadas o desacerto como uma vitória do destino contra o fâchismo. Dá dó vê-los para aí tão embevecidos ante um cacilheiro de sucata apinocado por uma tonta.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. João Amorim15/6/14 10:12

    Dizem que a "artista" do cacilheiro vai "pintar" o retrato do presidente desta coisa. Talvez lhe dê para os bilros ou, por outra, lhe dê para se inspirar no tacho...

    ResponderEliminar