| início |

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Av. 28 de Maio, 2

 Tenho chamado à rua à esquerda, Av. 28 de Maio, e foi-o, mas nem sempre. Aqui, nesta fotografia dos anos 20/30, cuido que se chamava Av. dos Estados Unidos da América (mesmo ampliando não se lê a placa toponímica, só se lhe lá adivinha o nome); compreendeu dois troços, a Nascente e a Poente da Praça Mouzinho de Albuquerque a que hoje o vulgo chama vagamente de Entrecampos; neste tempo, nos anos 20/30, ainda se o troço Nascente (hoje a própria Av. dos Estados Unidos da América) não havia rasgado.
 Não estou bem certo aqui da morada deste belo edifício; o nº de polícia era o 2; se da Av. dos Estados Unidos, se da Praça Mouzinho de Albuquerque é que não sei.
 A Praça Mouzinho de Albuquerque foi integrada no Campo Grande por edital da câmara de 23/3/1954.

Av. E.U.A., 2 ou Pr. Mouzinho de Albuquerque, 2


Prédio de Rendimento, Campo Grande, 1926- 35.
Estúdio de Mário de Novais, in Biblioteca de Arte da F.C.G..

(Verbete revisto.)

7 comentários:

  1. Não sei se já lhe mencionei a República que funcionava no rés-do-chão deste edifício e onde amigos meus alentejanos descansavam das canseiras estudantis...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não me recorda. Vai contra a lógica (porque deve ter durado até aos anos 70) mas admira-me que me apareça memória viva deste prédio. Talvez o erro na localização pela Biblioteca de Arte da F.C.G. me inculcasse a ideia da total perda da memória acerca dele.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Sim. Até final da década de 70, pelo menos.
    Recordo-me de ter assistido a parte da demolição.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Attenti al Gatti11/8/11 00:47

    Existe um edifício "gémeo" deste na esquina da Av. da República (lado Nascente) com a Av. Elias Garcia. Ressalvo o êrro, é o nº46. Lá se vai mantendo de pé, não obstante alguma degradação. As marquises em ferro, por exemplo, já "voaram".
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  5. Attenti al Gatti11/8/11 00:54

    O comentário acima foi redundante por não ter, inicialmente, seguido o "linck". Na sua foto de 2009 nota-se perfeitamente a citada falta das marquises, mesmo por cima da porta.
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja11/8/11 10:47

    Certo. Mas o gémeo do 46 é o do verbete anterior; este é só semelhável, cuido.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar