| início |

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Retratos da República

  Na televisão S.I.C. uma reportagem, há pedaço, duma banda num coreto comemorando a República num jardim vazio, em Faro. Há qualquer coisa nesta República que falha. Como em 1910, gente grada insufla o Largo do Pelourinho, em Lisboa, de conversa que a Portugal não lhe interessa. Em Faro, nem os reformados nem os transeuntes sabem do rei há cem anos ou do presidente hoje de manhã. Um velhote ainda dá mostras de simples entendimento da vida (cito de cor): - "Com os reis passava-se de pais para filhos. Agora muda a cada quatro anos, e só andamos para trás".
 Bem-vindos ao 5 de Outubro, cidadãos. No canal da Memória está a dar o Duarte & C.ª...

D. Manuel II, o bibliófilo (angelfire.com)
(Imagem in angelfire.com)

8 comentários:

  1. São 100 anos de saque e instabilidade...ainda se queixavam da monarquia...foram 100 anos em que todos regredimos e perdemos continuamente a nossa identidade...foram 100 anos de enganos... sem anos...

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja6/10/10 00:23

    Sem anos, exactamente. Porque entretanto Portugal se finou.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. E isso lá é coisa que se diga a alguém que só agora começa a ser português?! Oferecem-me um país acabado? Ora, ora. Digam, ao menos, que o país vai acabar daqui a 20 anos. É o que me basta. :)

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja6/10/10 09:33

    Calma! Há um Portugal castiço sobrevivo em lugares como Vinhais. É vitalício.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  5. Finou, mas ainda nos dá muitos pontapés!
    E os zombies que por cá andam desde então, bem que têm comido… :-/

    ResponderEliminar
  6. Attenti al Gatti9/10/10 16:52

    Vinhais, Rio de Onor, Sapiões, Arrouquela, Redinha, Miranda do Douro, Especiosa, Marialva, Elvas, Freixo de Numão, S. Bento da Porta Aberta, Santo Aleixo da Restauração, Trancoso, Almeida, Castelo Mendo, Castelo Melhor, Castelo Rodrigo, Góis, Serpa, Moura, Corte de Pão e Água, Olivença, Sernancelhe, Valença, Monção, Piodão, Tourém, Pitões das Júnias, barrocal algalvio e um muito longo etc. O que falta aos portugueses é vontade de conhecerem o seu próprio país. Não admira. Férias em Varadero ou Porto Galinhas, sempre dão outro "status".
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  7. Os zombies haviam de escoicejar ne que fosse para fazer valer as bestas que são.
    Cumpts.

    ResponderEliminar