O Terreirinho das Farinhas nem se vê. Parece-me que foi onde se vê uma janelinha de gaveto espreitando, nesse velho quarteirão entre as ruas da Alfândega (esq.) e a dos Bacalhoeiros (dir.). O Campo das Cebolas ampliou-se para poente e Sul (onde se vê o edifício com gradeamento) com a demolição de todas as casas que se vêem para cá da Rua dos Arameiros.
« Todas aquelas cazinhas, as Cazinhas do Senado da Câmara, que desde a Rua dos Arameiros até ao Campo das Cebolas se estendem ao longo das ruas da Alfândega e dos Bacalhoeiros, estão a ser demolidas para desafogo do sítio, e assim, lá se vão os antigos boqueirões, o pitoresco e miniatural terreirinho das Farinhas e o edificiozinho da antiga estalagem dos Bicos, onde há mais de 120 anos se explora a indústria hoteleira. Mais uma relíquia de Lisboa, a sua antiga e popular Ribeira Velha, que desaparece perante as imposições, aliás naturais, da vida actual... Paciência.» Luiz Pastor de Macedo, Lisboa de Lés-a-Lés, vol. 1, 3ª ed., C.M.L, Lisboa, 1981, p.62.
|
E o que seria aquele edíficio da esquerda, com o gradeamento para a Rua da Alfândega?
ResponderEliminarGralha: "de todas as casas que se vêm para cá da Rua dos Arameiros" - vêm por vêem
ResponderEliminarObrigado!
ResponderEliminarA própria alfândega, creio. Cumpts.
ResponderEliminarNão será pouco provável que, já existindo à época a Alfândega onde ainda hoje está, houvesse uma duplicação num espaço tão curto?
ResponderEliminarA.v.o.
Não sei se os serviços da alfândega não eram na ala do Ministério das Finanças que se vê sem telhado. Esta casa com gradeamento é numa extensão anexa desse corpo de edifícios. Mas digo isto por conjectura.
ResponderEliminarCumpts.
E não podería ser o Instituto Virgílio Machado, que dá nome à rua?
ResponderEliminarA.v.o.
O Instituto era na esquina de cá dessa travessa. Cumpts.
ResponderEliminarUma vida inteira a passar-lhe à porta e não fazia ideia nenhuma da que era alí o Instituto.
ResponderEliminarA.v.o
Sobra tirar a dúvida se o outro diante era realmente a da Alfândega.
ResponderEliminarCumpts.