| início |

sábado, 28 de novembro de 2009

Campo do Sporting Club de Portugal, 1939

 Há por aí agora um reclamo para ir à bola de transportes públicos. Dantes não lembraria a ninguém campanhas destas...
 Lembro-me de em cachopo ir à bola com o meu pai e irmos no Metro. Como os jogos a que o meu pai me levava eram por regra no estádio de Alvalade, fazia sentido apanharmos o Metro para, precisamente, Alvalade. Mas depois o estádio não estava no sítio certo. - Pois se o estádio era de Alvalade porque o haviam posto... no fundo do Campo Grande?!...
 Hoje é pior: chamam-lhe estádio quando na verdade não passa dum campo de futebol...


Campo do Sporting Club de Portugal, Fundo do Campo Grande (E. Portugal, 1939)
Campo do Sporting Club de Portugal, Campo Grande, 1939.
Eduardo Portugal, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..

16 comentários:

  1. E depois há aqueles, como eu, que ainda sofrem por ser Leões!
    Abraço
    Acredita que me esqueci de que havia jogo?

    ResponderEliminar
  2. Acredito. A coisa não anda que motive muito.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. O mais curioso é que durante cerca de 11 anos, esta também foi a "casa" do Benfica. Entre a demolição do campo das Amoreiras e a construção do Estádio da Luz.v

    ResponderEliminar
  4. Salvo erro o do Benfica chamava-se campo das madeiras.
    Eu cheguei a ir lá com o meu Pai ver um jogo, ainda jogava o Germano.

    ResponderEliminar
  5. Bic Laranja29/11/09 18:05

    É curioso, sem dúvida.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja29/11/09 18:06

    Isso não sabia. Grato pela informação.

    ResponderEliminar
  7. julgo que o Luís Bonifácio está a fazer confusão. Este é Estádio José Alvalade onde eu comecei a ir aos jogos já na parte final dos violinos. Por detrás deste havia outro pelado chamado Lumiar A, onde jogavam as categorias menores do futebol e o andebol de 11.
    Neste espaço veio a ser construído outro estádio Alvalade, quando este foi demolido o SCP foi jogar para o Estádio Nacional. Mais tarde ao lado deste foi construído o novo Alvalade XXI.
    O Benfica nunca fez deste espaço sua casa, talvez a confusão seja porque onde hoje é a estação do metro (mais ou menos) construíram um campo de futebol, com as bancadas todas em madeira (conhecido pela estância ) onde jogaram entre o tempo das amoreiras e o estádio da Luz

    ResponderEliminar
  8. Luis Maia tem razão
    A este estádio nunca fui
    Comecei a ir ao antigo ESTÁDIO José Alvalade, demolido, para dar lugar àquele WC gigante que apenas serve para dar pontapés na bola e que tão mal tratada tem sido nestes últimos anos.
    Ao lado do ESTÁDIO José Alvalade lembro-me muito bem de um campo de futebol todo em madeira, onde habitualmente jogavam os juniores e talvez as chamadas reservas.

    ResponderEliminar
  9. Carlos Reis30/11/09 18:18

    Amigo e Senhor JCB. É uma pena que se aproveite de um blog de gente educada para insultar os sócios do Sporting Clube de Portugal, chamando WC ao seu estádio. Pelos vistos o Senhor é da mesma ideia daquela Senhora pseudo-jornalista que tão mal honra a memória de seu Pai, o saudoso jornalista Senhor Carlos Pinhão. Passe muito bem.

    ResponderEliminar
  10. Uma fotografia no Arquivo Fotográfico da C.M.L. que mostra os três campos (o estádio e dois campos de treinos pelados), o que está de acordo com a sua descrição.
    Obrigado por ajudar a esclarecer.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. Lembro-me de campso de treinos pelados, como disse acima. Confesso que até ler alguns comentários aqui nunca tinha percebido bem em que campo teria jogado o Benfica.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  12. Luís Maia1/12/09 00:04

    Mais um pequeno detalhe e passando ao lado dessa do WC, uma ideia do Taveira, que foi pago por isso o Sporting não lhe ficou a dever.

    Realmente a foto referida mostrará um estádio e dois campos pelados, um deles é o tal Lumiar A o outro é a estância de madeiras que também era pelado e onde o Benfica jogou (o primeiro team também) enquanto não fizeram o Estádio da Luz. Só depois disso é que o reservaram para as categorias juniores, ao lado desses havia uma pista de atletismo, campo onde jogavam rugby e um campo de basket-ball

    ResponderEliminar
  13. Luís Maia1/12/09 00:11


    Só lhe vou dizer que na estância de madeiras, onde o Benfica jogou alguns anos entre as Amoreiras e o estádio da Luz, era propriedade do Sporting, que o emprestou ao Benfica.

    Não se deve cuspir no pratinho da comida sabia ?

    ResponderEliminar
  14. Attenti al Gatti1/12/09 02:36

    Eu cá, como quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré, na minha infância só conhecí o campo do Vitória Clube de Lisboa, na Picheleira. E como não havia esse luxo das bancadas, os mais cansados das gâmbias, desdobravam o lenço, punham-no no chão e sentavam-se em cima dêle, que o fatinho domingueiro não era para sujar de terra.
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  15. Bic Laranja3/12/09 00:27

    Não me lembro se tinha tudo isso. Quando a achar publico-a. Cumpts.

    ResponderEliminar
  16. Bic Laranja3/12/09 00:29

    Aí está uma memória que eu não consigo ter. Sempre conheci esse campo com bancadas. Cumpts.

    ResponderEliminar