| início |

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Gazeta da Restauração

 O 1º de Dezembro anda assim. A imprensa nacional - dita de referência - ignora-o. Não sei se o omite olimpicamen-
te ou se as redacções inocentemente ignoram a História pátria. O Jornal de Notícias só aparetemente que foge à regra; publica com título pouco polido uma notícia regional sobre o 1º de Dezembro em Santo Aleixo da Restauração, Moura. A notícia, porém, mistura a guerra da Restauração (1640-1668) com a da Sucessão de Espanha (1700-1712), vá lá perceber-se o critério.
 Na restante imprensa de ontem e hoje, segundo as notícias do Sapo, temos o 1º de Dezembro na Antena do Minho, no Açoriano Oriental, no Diário dos Açores, n' A União, no Azores Digital, no Diário Insular, no Guimarães Digital, n' O Conquistador e no Notícias de Guimarães. 
 A chave de pesquisa foi 1640. Ano da independência nacional regional, parece...

Gazeta da Restauração (2008)

4 comentários:

  1. Caro Amigo,

    Começa a ser preocupante o desinteresse, o alheamento de muitos portugueses desta efeméride sumamente importante.

    O trabalho persistente, por acção ou omissão, dos putativos responsáveis do País, de apagamento da memória histórica e cultural dos Portugueses vai fazendo os seus estragos.

    De par com alienação consumista, os Portugueses vão ficando cada vez mais dóceis para adoptarem uma qualquer suserania. Só faltava que fosse a espanhola. Seria a maior afronta aos conjurados de 1640. Recuso-me a acreditar que tal seja possível. Mas com tanta perda de memória, temo pelas gerações futuras.

    Fez bem em evocar a data de hoje. Aqui lhe deixo um voto solidário, pelo facto.

    Um abraço e bom início de semana.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Bic,
    Sou a Pau, do Centro Cultural Lusófono (Sevilha), o outro dia recomendámos o seu blog na nossa página. Nós somos uma associação de pessoas com interesse no mundo lusófono, mas sobretudo na cidade de Lisboa... eu sou assídua do Bic Laranja bem que ainda nunca comentei... acho que também agora os nossos sócios começarão a le-lo. Gosto imenso das fotos antigas, parabéns Bic e até breve!

    ResponderEliminar
  3. Também me parece que há intenção de apaagr a memória. Obrigado e boa semana também.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Pau. Bem vi a recomendação que me fez, que muito lhe agradeço. Louvo-a si e demais asssociados pela nobre iniciativa do Centro Cultural Lusófono de Sevilha ( http://cclusofono.wordpress.com ). E claro, agradeço-vos o interesse pela lusofonia e também pela cidade de Lisboa.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar