| início |

sábado, 1 de dezembro de 2007

D. João Coutinho (1), conde de Redondo e capitão de Arzila


 « A primeira vez que o infante D. Luís foi a Castela visitar o imperador Carlos V, seu cunhado, e a imperatriz D. Isabel, sua irmã, entre os senhores e fidalgos que o acompanharam foi o conde [de Redondo] um deles, e rogou-lhe [ao infante] que não dissesse logo ao imperador quem ele era. Chegando o infante a Barcelona, onde a corte estava, foi recebido do imperador com mostras de muita alegria e contentamento. Estando ambos [o imperador e o infante] dentro em uma câmara, chegou-se o conde a um canto da sala onde ficara para mijar e um tudesco da guarda repreendeu-lho áspero; e o conde, tomando a porta da câmara, depois que chegou aonde o imperador estava, disse-lhe:
   — Senhor, mande-me Vossa Majestade dar em seus reinos um lugar seguro onde mije [...] » (2)




 




(1) D. João Coutinho: filho de D. Vasco Coutinho, conde de Borba; este trocou em 1500 o senhorio da vila de Borba pelo de Redondo e Pavia e passou desde então a ser conde de Redondo, mas continuou a ser conhecido por conde de Borba. D. João é, pois, o 2º conde de Redondo, título que recebeu em 1523. Morreu em 1549. É este o conde de Redondo referido em dois passos do Clérigo da Beira, de Gil Vicente.
(2) Ditos Portugueses Dignos de Memória: História íntima do século XVI anotada e comentada por José H. Saraiva, 3ª ed., Mem Martins, Europa-América, 1997, 284 (p. 89).
Imagem de Quitécnica.

12 comentários:

  1. Bic Laranja2/12/07 00:02

    Olá olá! Que lhe aconteceu?!... Volte!

    ResponderEliminar
  2. Que aconteceu ao B.F.S?

    ResponderEliminar
  3. Bic Laranja2/12/07 11:57

    Desapareceu. Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Meu caros Bic e T: periodicamente, não resisto a conceder-me o prazer imenso de «começar de novo». Fico muito sensibilizada com o vosso interesse. Continuo, naturalmente, a vaguear pela blogosfera e a bater à porta das suas melhores casas. :-)

    ResponderEliminar
  5. Queruda Luísa,
    Mude de penteado, pois, mas não Se esqueça de revelar-se na nova forma. De habituados que estavamos, corremos o risco de não A reconhecer. «Começar de Novo», eis um bom nome para um blogue. É, aliás, o de um clube feminino de que tenho notícia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja2/12/07 17:30

    Aqui a porta está-lhe franqueada, não precisa bater. Mas olhe que nenhuma casa fica melhor sem um Bom Fim de Semana. Cumpts.

    ResponderEliminar
  7. Mas o BFS era excelente. Até o relia! Acho que vou esganar a Luísa! Só não o faço porque ela escreve tão bem e acertadamente, um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pelas vossas palavras de incentivo. Se calhar, já nem espero pelo novo ano... :-D

    ResponderEliminar
  9. Isso é que é falar, Luísa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bic Laranja3/12/07 11:56

    Ano Novo? Os cartões de Boas Festas enviam-se com antecedência para chegarem antes do Natal. Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. Isto não é incentivo, é puro egoísmo da minh parte. Gosto MESMO de a ler!
    Toca mas é a escrever e já!:) Beijinho Luísa

    ResponderEliminar