| início |

domingo, 2 de dezembro de 2007

O saco verde

 Há dias ouvi na telefonia uma espécie de minuto verde. Devia ser um ambientalista (dantes dizia-se ecologista mas as coisas hoje têm mais que ver com ambiências sócio-económicas que com ecologia). Devia pois ser um ambientalista quem recitava a cartilha: que eu devia preferir o saco verde; que o saco verde era reutilizável; que o saco verde custava só 10 tostões, ou centavos, ou um DINHEIRINHO assim; e que, em se estragando, podia tro-
cá-lo GRA-TUI-TA-MEN-TE.
 Percebo (todos percebemos) a diferença para os sacos pluricolores dos súperes, também reutilizáveis e fornecidos GRA-TUI-TA-MEN-TE; a diferença são uns cêntimos, mas é dinheiro.
 Bem vejo assim porque chamam verde ao dito saco. Desbotou da cor do dinheiro.

8 comentários:

  1. Ora, Caro Bic, que admira a proliferação do dito, num País caracterizado pelo cruzamento do preponderante saco azul com o sorriso amarelo a que nos forçam? O resto da resposta segue lá pelo meu poiso. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja2/12/07 15:55

    E que bela resposta, eh! eh! Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. A ecologia tem as costas largas, reciclar os sacos de plastico sai muito + barato que os de papel, mas é assim, aqui as uns meses íamos todos morrer com gripe aviaria, nem imaginam o numero de jornalista que apareceram em Peniche quando se encontrou uma gaivota morta na praia, os sacos de plastico tem o mesmo efeito, a diferença é que os sacos eram gratuitos e nunca mais o voltam a ser, como sempre tudo é bom para nos chuparem mais uns tostões, até que um dia o ar que respiramos também se torne raro. Com uma boa campanha publicitaria e vão ver que os consumidores engolem tudo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja2/12/07 22:51

    Com uma acertada campanha publicitária pagaremos de bom grado o ar que respiramos, sim. Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Em minha opinião, os sacos devem é ser pagos em todos os supermercados e afins. O Pingo Doce cobra 2 centimos e bastam 2 centimos por saco para ver as pessoas a dispensarem os sacos, a enche-los bem...enfim, a serem mais ambientalistas.

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja3/12/07 10:32

    Os sacos são pagos em todas as lojas. Nalgumas não se vê é o preço. Cumpts. P.S.: É por isso que não desbota; em todo o caso compare os € 0,02 que o Pingo cobra com os € 0,10 do saco verde e diga-me o porquê da diferença.

    ResponderEliminar
  7. Tem toda a razão, caro Bic. Em tempos idos, as senhoras iam às compras com sacos próprios para o efeito, que utilizavam vezes sem conta. O progresso trouxe-nos o saco descartável e há que aproveitá-lo então, em número grande e cores variadas. O plástico enriquece as cidades, o que quer que diga a "cartilha" ecológica.

    ResponderEliminar
  8. Bic Laranja5/12/07 09:55

    O progresso toruxe-nos o "tudo é descartável", ponto final. (E hoje já ouvi notícias duma taxa ecológica para os sacos. O saco verde estava a precisar duma 'maior dinamização'.) Cumpts.

    ResponderEliminar