Disfarçada de notícia saiu há pouco ali da S.I.C. a publicidade à nova reunião das Spice Girls. O assunto não me merece interesse mas deu-se o caso de ter ouvido mais um daqueles desconchavos do papagueanço pedojornalístico (ou pedopublicitário): a classificação das meninas Spice como a primeira girls band do mundo.
O que é isso da «primeira girls band do mundo»?!…
The Supremes - Baby Love
(1964)
Silver Convention - Fly Robin Fly
(1975)
Doce - Bem Bom
(Eurovisão, 1982)
Nenhuma destas foi de certeza a primeira girls band do mundo. Em 75-76 é notório que, apesar da bonita orquestração, já o trabalho de memória era reduzido a um ou dois versos para não sobrecarregar a complexa coreografia. Em 82 ainda se sabia contar, desde que usando como mnemónica o passar da borga da naite anterior (naite é um conceito termo anacrónico para 82, eu sei, mas prova a profundidade histórica do meu saber).
Pois hoje, se a memória alcança os anos 90 (as meninas Spice são dos 90, não é? — O Old Spice é que é mais antigo, está bem…) O tino parece não dar para contar além da primeira (banda feminina do mundo, hora da madrugada, o que seja...). Bem bom!
(Revisto em 9/8/2009 e em 18/7/2014.)
Mesmo que o critério fosse um dos elementos associar-se à celebridade futebolística, como Lady Beckham, haveria a considerar o precedente das festivaleiras lusas com o Goleador Reinaldo...
ResponderEliminarEntão e as muito anteriores Bluebells não contam? Abraço
Senhor Bic requere-se humildemente a sua competência e comparência no Dias para deslindar um prédio:)
ResponderEliminarBastaria retroceder umas décadas...e nos Estados Unidos comprar um dos inúmeros cd's de muitas e categorizadas "girl's band".
ResponderEliminarAlgumas, por acaso, até eram "Sisters"...
Muito bem apanhada, essa. Hoje em dia é que está muito em voga classificar-se tudo e mais alguma coisa, daí talvez se esquecerem que nada do que ocorre nos dias de hoje é, de facto, novidade. Um abraço, Bic.
ResponderEliminarPrecisamente caro Réprobo. E contando até as Andrews Sisters não seriam elas as primeiras. // Veja lá o que se arranjou, Dona T.. Pode ser? // Completamente de acordo, José Quintela Soares. // Nem sequer é reescrever a História. Trata-se da mais estúpida perda de memória. // Cumpts.
ResponderEliminar"Fly Robin Fly" por essas meninas alemãs.....era uma das músicas de tortura no Pipers em Torremolinos....Agosto de 1976 . E não passava noite também sem a "Lady Bump" e "Get up and boogie".....estávamos em plena era...."Disco"
ResponderEliminarSim, ainda gastei umas solas com estas músicas. Obrigado por as boas memórias neste blogue de surpresas.
JA
Obrigado eu pelas suas memórias. Cumpts.
ResponderEliminar