Em menino achava maturidade nos crescidos. Os avós, os pais, os tios, a sra. D. Maria do Rosário que foi minha professora primária falavam assisadamente, soavam como gente grande e não me parecia que dissessem disparates. Estivesse frio diziam-me agasalha-te sem muitos nhanhanhãs; se porventura perguntasse porque estava frio diziam-me que no Inverno é normal o tempo frio. Isso mesmo também dizia o livro da 2ª classe...
Hoje de manhã a telefonia noticiava que estamos em estado de alerta por causa do frio. Parece que pode nevar em Bragança!...
Extraordinário, portanto!
O corolário da notícia foi um conselho em português... securitário, talvez (o que eu aprecio este palavreado moderno!):
— Aconselha-se o uso de várias camadas de roupa!
A geração rasca (a minha) não ensinou sequer a dizer agasalho a esta nova geração diluviana de banalidades; e agora há paranóia um alerta a cada terrível estação do ano. Duas gerações cuja mentalidade hibernou na creche debaixo de muitas camadas de roupa de marca.
Uma tristeza!...
Imagem do Livro de Leitura da 3ª Classe do Ministério da Educação Nacional, [s.d.].
Console-se signor Bic, aprendeu a dizer telefonia (em vez de radio). ;-)
ResponderEliminarConsolado estou! Cumpts. :)
ResponderEliminarAgora é layers e camadas para tudo:cabelo e roupa,por exemplo.
ResponderEliminarAgasalhos é muito mais bonito, elucidativo e para protecção civil muito mais eficaz.
Falta só o "avinha-te, abifa-te e abafa-te na prevenção das gripes":)
Avinha-te para gripes? Isso dá gripe aviária pela certa. :) Cumpts.
ResponderEliminarHahaha! Que bem observado!
ResponderEliminarEsta fantochada toda tem ainda um outro efeito preverso. E quando for a sério? Quando for realmente necessário tomar precauções extra porque a situação é anormal? Eu, já não acredito!
ResponderEliminarO Pedro tem toda a razão. São alarmismos desnecessários e vamos cair na história do Pedro e do lobo. A protecção civil não se pode substituir ao bom senso.
ResponderEliminarQuanto ao "avinha-te", pois é caro Bic, hic!:)
Sem esquecer, meu Caro Bic, que ainda no outro dia andavam todos amofinados porque era um Inverno muito quente e muito chuvoso.
ResponderEliminarVem um pouquito de frio, tão saudável e logo aparecem os ditos alertas.
Obrigado, caro confrade! // Pedro: A sua resposta dá-a a Dona T. // Obrigado pela compreensão, Dona T. // Isso mesmo Dona Marta. Bem Lembrado. // Cumpts.
ResponderEliminarOutros tempos, outras vivências.
ResponderEliminarQualquer dia estaremos a debater-nos com a dificuldade de as crianças conseguirem viver longe de computadores e ares condicionados. Chuva é caos, frio é caos, sol é caos, calor é caos.
Daí depois o direito a mais um subsídio... Cumpts.
ResponderEliminar