Lembrou-me ontem do 30 e dos da rua de cima. E a propósito disso lembrou-me outra cousa: uma personagem exigente, que só aceitava tocar uma sineta se lhe dessem uma moedinha branca (1).
Jardim Zoológico, elefante, Lisboa, c. 1960.
Fotografia de António Passaporte, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
Ouvi que se chamava Jonas, mas não tenho muita certeza.
(1) Moeda de 3$00 do Estado da Índia [quem sabe se a origem do Jonas (afinal parece que não)] por amabilidade de Manuel.
Lembro-me perfeitamente de um dia em que fui com a familia ao Jardim Zoológico e dei uma moedita ao elefante, que vi sugar e depois deitar fora! Morria de medo mas ao mesmo tempo ria de alegria! É curioso como estas experiências nos ficam, e ficam... :)
ResponderEliminarEu também ficava pouco à-vontade dando a moedinha ao elefante. Cumpts. :)
ResponderEliminarJá terá morrido o Jonas? Tenho uma vaga ideia de ouvir qualquer coisa sobre ele, aqui há uns anos. Pelo seu passamento? Isto mostra também há quanto tempo não entro por aqueles portões...
ResponderEliminarAbraço
Não vou a esse Jardim há muitos anos, e do Jonas só tenho uma memória muito vaga... Seria feliz (ele)?
ResponderEliminarDescobri esta notícia (julgo que de 2001/02) sobre o Jonas: http://eventos.clix.pt/euro/actual/39699.html .
ResponderEliminarDepois daquela história de 79, julgo que só lá tornei uma vez. Da felicidade do Jonas não sei dizer. Cumpts.
Meu Caro Bic Laranja: Isto é que era um sineiro! Mas temo que algum obcecado vigilante da correcção política se venha a insurgir contra o "post", por considerar a opção do querido paquiderme como inaceitável discriminação, dado o critério da cor.
ResponderEliminarPara quando um "post" como só o Bic sabe, sobre o corvo do Castelo de São Jorge, que dizia «Dá tostão»? Vicente julgo que era o nome.
Abraço.
Não tinha pensado nisso. // :) // Mas o Jonas é que pode queixar-se: não lhe dão trabalho em lojas de porcelanas. Obrigado pela sugestão. Cumpts.
ResponderEliminarEste quando lhe davam tostões ficava de trombas...(literalmente). Mas havia outro que tinha uns banquinhos encarnados e passeava as criancinhas pelo zoo, eu gostava muito!
ResponderEliminar:) Cumpts.
ResponderEliminarDo que me lembro das estórias de caça do meu pai é que os elefantes africanos eram selvagens "bravos" e tinham uns orelhões muito maiores!! Os outros são domesticáveis e tinham "orelhinhas"... Uns deles as orelhas pareciam-se com o mapa do País, mas não me lembro qual.
ResponderEliminarO elefante africano é maior que o asiático; e tem orelhas maiores também. Cumpts.
ResponderEliminarhttp://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Animais&ID=79