Era. Atravessava o Rato, mas tão pouco roçava S. Bento (uma ideia curiosa, de do Rato se não roçar em S. Bento…) Sem novidade. De há séculos que se vêem pretos nas ruas de Lisboa. Mouros é que havia muitos mais séculos que se não achavam. Só nos últimos, quê… três anos?… Sentado na primeira janela parece ir o treinador Pedroto. Cumpts.
"Mouros é que muitos mais séculos que se não achavam" Mesmo com a expulsão dos em 1496 por D. Manual I, ainda por cá ficaram muitos, principalmente nas zonas rurais nos arrabaldes de Lisboa e no sul do território. Os "mouros" que vemos agora não são de origem do norte de África ou próximo oriente, são muçulmanos mas não são "mouros". A não ser que chamemos mouros a todos os muçulmanos, o que não estará correcto.
Pode ser. Mouro, em bom rigor, refere berberes norte-africanos. Fico-me então por moirama para referir esta gente agora. Mafoma talvez calhe… Oxalá me não expulsem deste Andaluz que se está a pôr. Oxalá!… Cumpts.
Olha, este autocaaro ia para a Pichaleira pela direcção do Rato e de S. Bento!
ResponderEliminarE já se viam negros nas ruas, iam ali dois, um deles era cego!
Era. Atravessava o Rato, mas tão pouco roçava S. Bento (uma ideia curiosa, de do Rato se não roçar em S. Bento…)
ResponderEliminarSem novidade. De há séculos que se vêem pretos nas ruas de Lisboa. Mouros é que havia muitos mais séculos que se não achavam. Só nos últimos, quê… três anos?…
Sentado na primeira janela parece ir o treinador Pedroto.
Cumpts.
"Mouros é que muitos mais séculos que se não achavam"
ResponderEliminarMesmo com a expulsão dos em 1496 por D. Manual I, ainda por cá ficaram muitos, principalmente nas zonas rurais nos arrabaldes de Lisboa e no sul do território.
Os "mouros" que vemos agora não são de origem do norte de África ou próximo oriente, são muçulmanos mas não são "mouros".
A não ser que chamemos mouros a todos os muçulmanos, o que não estará correcto.
Cumpts.
Pode ser. Mouro, em bom rigor, refere berberes norte-africanos. Fico-me então por moirama para referir esta gente agora. Mafoma talvez calhe…
ResponderEliminarOxalá me não expulsem deste Andaluz que se está a pôr. Oxalá!…
Cumpts.
Esta moirama é de paquistaneses e alguns guinéus muçulmanos.
ResponderEliminarOxalá e era o que mais faltava.
Cumpts.
Parece-me bem que já faltou mais.
ResponderEliminar