| início |

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Líder

 Dizia eu há dias do LidoHá anos que me refiro àquilo como Lido, não é de agora, e jàmais digo doutra forma por não haver nunca maneira de dizer em português um nome de sòmente quatro letrinhas em que três delas são consoantes. Isto para espanto de me quem ouve. Muitos corrigem-me inocentemente grunhindo (ou tentando) o bárbaro. Entoam-me então uma língua de trapos, como a ensinar-me. Sorrio e repito muito de acôrdo: — Pois é isso mesmo: Lido. — Olham-me. Alguns insistem e, ao depois percebem. Dão-me então por caso perdido (o caso perdido é o seu, não o meu, mas deixá-los… Deixai-me…) Abanam-me a cabeça, sorrindo-me de volta, entendidos, a final…


 Êste caso andava-me assim rebuscado havia anos; dês que apareceu por aí o tal super, o Lido. Porém há dias tive de repensá-lo, necessàriamente. Na bicha da caixa dum super doutra marca, na Almirante Barroso, atrás de mim duas vizinhas de idade e de falar castiço, dizia uma à outra:
 — Sabe vossemecê ali onde era a camionage?
 — Na Casal Ribeiro?
 — Sim, senhora. Diz que vai lá abrir um Líder.


 Tão simples.


 


Largo da Estefânia, e gaveto da R. Almirante Barroso com a Av. Casal Ribeiro, Lisboa (Portimagem, Saudades I, n.º 005, s.d.)
Largo da Estefânia  com vista para a Casal Ribeiro, onde era a camionage, Lisboa, [s.d].
Portimagem, in Flickr.

15 comentários:

  1. Mas, na Rua Almirante Barroso é mesmo o Supermercado Lider.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  2. Cá na terra é mais o Lidél.

    (será irmão do Fidel?)

    ResponderEliminar
  3. Escapa-me. Conheço ali dois. Êsse desconheço.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. É como vê. Impossível de pronunciar sem havermos lá de enfiar uma vogal. Ou então trocar por uma palavra próxima que conheçamos: lido, líder…
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. A menos que esteja a referir-se a um deles como líder.
    Será?

    Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  6. Figueiredo25/8/23 09:12

    Aí pelo Estrangeiro não sei, mas na Cidade do Porto parece que o tal evangelho a que você se refere, desapareceu dos talões, pelo menos no super-mercado a que fui.

    Já ouvi uma pessoa a dizer o nome dessa cadeia de super-mercados de uma forma surreal, soletrando as letras, não sei se me estou a fazer entender.

    ResponderEliminar
  7. O que recordo é a grandiosidade dos serviços ali prestados a quem tivesse de usar camionetas. Bem organizado. Para mais, num local central de Lisboa.
    Muitos anos depois apareceu a central dos "expressos" em Sete Rios que, no meu sentir, funciona igualmente muito bem.
    cumps

    ResponderEliminar
  8. Só por uma vez desci em Sete Rios. Pareceram-me bem aproveitadas as oficinas do Metro. E ajudou a compor aquilo que chamam agora e já antes chamvam «interface», porquanto antes era uma só estação de comboios no 1.º com uma estação de Metro na c/v. No r/c era havia a rua.
    Da da Casal Ribeiro lembra-me, mas não me recorda de nunca haver lá apanhado a camioneta.
    Nunca andei muito de carreira. Era mais o combóio.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. Agora catei-lhe o «Estrangeiro», ah ah ah! Só agora, confesso. Há-de ser da idade… Mas sim, senhor, «Estrangeiro» cai-me bem vendo daí e tem espírito, pois que de terra de moirama aqui se trata. Sôbre tudo e cada vez mais agora em já são de certezinha mais os por cá de rabo no ar voltados a Meca do que no Têrço ao fim da tarde.

    Àpartes à parte, é verdade. O Lido mudou o Pai Nosso no verso dos talões. Quanto a soletrar, ora aí está uma boa maneira: Lisboa, Itália, Dafundo, Lisboa. Ou, como dizem cá a fazer que é na América: Lima, India, Delta, Lima.

    :)

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  10. Realmente, em 24 deviria ter lido "o lider" e arranjei uma confusão.
    Desculpe

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. Esse Linder é perto da camionage. Outros há que ficam perto da rotunder que tem um stander de automóves. Normalmente, são frequentados por aquela gente que passa a vida de fato de trainer.
    É o que temos :)
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. Ora essa! Nada que desculpar.
    Cumpts.

    ResponderEliminar