
Panorâmica tirada sobre a Calçada Nova do Colégio, o Hospital de S. José e a Igreja da Pena, Lisboa, 3.º quartel do séc. XIX.
Fotografia da col. de Horácio Novais, in biblioteca d'Arte da F.C.G.
Panorâmica tomada do Castelo sôbre a Calçada Nova do Colégio, o Hospital de S. José (antigo Colégio dos jesuítas ou Colégio de S. Antão-o-Novo, dali o nome da calçada) e o Campo de Sant' Anna. Ao centro distigue-se bem a paroquial de N.ª Senhora da Pena, à Calçada de Sant' Anna.
A praça de touros do Campo de Sant' Anna é aquele corpo negro raso na meia direita, em chãos da Faculdade de Medicina; foi demolida a praça em 1889. Detrás de si vejo o casario ocidental do Campo de Sant' Anna (ou Campo dos Mártires da Pátria), lá onde são a legação da Alemanha, antiga Faculdade de Direito, e o antigo palácio dos viscondes de Valmór.
No têrço inf. esq. ainda distingo o trôço da cêrca fernandina adjacente à Calçada do Jôgo da Péla.
Ao fundo, no quadrante sup. esq. avisto os grandes volumes do quartel do Vale do Pereiro (R. Braamcamp) e, detrás, com sua chaminé cónica, o Pátio dos Geraldes (aprox. no gaveto S das actuais ruas Castilho, Rodrigo da Fonseca e Av. Joaquim Ant.º de Aguiar).
Não avisto sombra da Rotunda, do Parque, sequer da cadeia penitenciária de Lisboa que foi começada a edificar em 1873. Antes distingo bem, a meia altura na banda esquerda da imagem, a Rua do Salitre e as fachadas dos prédios de rendimento da Praça da Alegria de Baixo que fechava pelo lado N o Passeio Público no que é hoje o leito da Avenida por alturas da Rua das Pretas.
Anterior, portanto, à edificação da Avenida e dos adjacentes bairros de Rosa Araújo [de Barata Salgueiro, digo] e de Camões (Conde de Redondo), arrisco dá-la ao 3.º quartel do séc. XIX.
Sem comentários:
Enviar um comentário