Da Morais Soares, o 35 seguia pelos caminhos tradicionais e não pelas novas artérias. Assim, a ligação ao Areeiro efectuava-se pelo que correspondia à antiga Estrada [i.é, Azinhaga] do Areeiro: Rua Carvalho Araújo, Rua José Ricardo, Mercado de Arroios, Rua Rosa Damasceno e interior do Bairro dos Actores. Atingindo o Areeiro, a carreira seguia por um percurso novo (dando satisfação aos desesperados moradores da zona) pelas Avenidas Padre Manuel da Nóbrega e São João de Deus até à Avenida de Roma, terminando na grande rotunda da Avenida dos Estados Unidos.
Cruz-Filipe, «35: o clássico», História das carreiras da Carris, 27/XI/2010 — outrora em linha.

Av. de Roma, Lisboa, 1963 [c. 1961].
Armando Serôdio, in archivo photographico da C.M.L.
Será que a data da foto, 1963, está certa?
ResponderEliminarÉ que, se não me falha a memória, o Supermecado Modelo da Av.EUA foi inaugurado em 1961 e, nesta foto ainda lá não está...!
63 é o anno que se acha atribuído a imagem no archivo photographico da câmara municipal. A sua observação, porém, é pertinente. A inauguração do Modelo teria sido noticiada no jornal? Nesse caso, sabendo a data poderíamos aferir a data da fotografia pelo Diário de Lisboa que a fundação do irmão do Dr. Tertuliano fotocopiou, como naquele caso em que antes do grande acidente nacional não havia supermercados.
ResponderEliminarOu naquele outro caso (que é o mesmo) em que também não havia pronto-a-vestir.
Enfim!…
Pois como eu sempre tive a psicose das datas e nem sempre elas se encontram certas no arquivo da CML, segui a sua sugestão e fui à fundação do tal irmão do Sr.Tertuliano, de boa memória, (refiro-me ao Sr. Tertuliano...).
ResponderEliminarDeu um bocadinho de trabalho, mas depois lá encontrei:
No canto inferior esquerdo da página central do Diário de Lisboa de 23 de Dezembro de 1961, encontra-se o anúncio da inauguração nesse dia do dito supermercado na av.EUA,cerca de dois meses depois da inauguração do primeiro de todos, no Saldanha.
A foto não pode mesmo ser de 1963...
Só mais esta evidência em que eu não tinha reparado antes (desculpe lá, mas peço-lhe um bocadinho de paciência com esta minha psicose...!)
ResponderEliminarO prédio de 13 andares que se encontra à esquerda,faz actualmente parte de um conjunto de dois prédios gémeos que compõem a totalidade do edifício. Se reparar na cobertura do último piso, verifica que, no momento desta foto, o 2º prédio ainda não existia. Porém, em 1963 já se encontrava construido...
As fotocópias não facilitam, mas la estão e sempre ajudam. No escrutínio dos índices dos processos de obra no archivo municipal consegui tirar que esse prédio inacabado (Av. dos E.U.A., 94-B) foi construido entre 1961 e 1963. Corrobora o que com o seu labor já provara.
ResponderEliminarVou emendá-lo.
Muito obrigado!
:)
Obra n.º 37737: proc.º 41648/DAG/PG/1961, obra de construção; proc.º 18230/DAG/PG/1963, alvará de utilização.
ResponderEliminar