A legenda desta no archivo da C.M.L. é (ou era) simplesmente «Pessoas passeando», Paulo Guedes, 19... Reconjecturo a Estrada de Benfica. Se não, vede…

Estr. de Benfica, Lisboa, 19...
Phototypia animada d' um orig. de Paulo Guedes, in archivo photographico da C.M.L.
Caro BIC,
ResponderEliminarSe não fosse pela sua indicação confesso que não chegava lá. E muitas vezes passei pela Vila Ana e pela Vila Ventura (ambas muito decrépitas) mas sempre a correr, nunca a passeio.
Reconjecturando/observando esta fotografia 'Pessoas passeando' e a outra 'Estrada das Laranjeiras', ambas de 19__, de Paulo Guedes, parece não haver dúvidas que as pessoas são as mesmas e muito provavelmente no mesmo dia. Se ampliarmos as duas fotografias vê-se perfeitamente serem as mesmas pessoas, desde a fatiota do rapazinho, à ama com a criança ao colo, as mesmas sombrinhas e as mesmas senhoras.
ResponderEliminarPassear num dia solarengo, de sombrinha numa estrada sem lama, não parece ser num dia de inverno.
Uma das fotografias está identificada/localizada e outra não, mas parece terem sido tiradas em locais muito próximos, até por ser muito longe de um local para o outro.
A das 'Pessoas passeando' ser na Estrada de Benfica, logo a seguir às Portas e atendendo ao enquadramento sugerido, embora longe da Igreja da N.Sra. do Amparo que não é visível, parece ser considerado.
A da 'Estrada das Laranjeiras' fica na dúvida a legenda do archivo photographico da C.M.L. que não será a única com legendas erradas.
Viu aqui?
ResponderEliminarCumpts.
Perspectiva do Campo da Feiteira, que ficava por onde hoje é o mercado.
ResponderEliminarCumpts.
No livro das fuças ou no piu-piu seria banido, não é verdade?
ResponderEliminarValham-nos os blogos.
Cumpts.
Já fui ver.
ResponderEliminarParece não haver dúvidas que a fotografia da Estrada das Laranjeiras ter a legenda errada, trata-se de ser junto da Quinta de São Miguel, na Falagueira-Amadora.
Embora a casa que vemos esteja agora muito ampliada, o gradeamento com as duas colunas do portão encimadas com jarrões é o mesmo..
Agora, temos de conjecturar que as senhoras, o rapazinho e a ama com a criança ao colo teriam ido a pé da Quinta à Igreja de Benfica e volta.
É uma boa conjectura.
ResponderEliminarCumpts.
Belo "postal". Tenho de arranjar tempo para ver o seu blog desde o início. Benfica mudou tanto...
ResponderEliminarObrigado! Mas melhor é usar a pesquisa.
ResponderEliminarCumpts.