| início |

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Mobaile!

IMG_1216.PNG

10 comentários:

  1. Quer isto dizer que está mais do que de parabéns! Vá lá, um Servidor de respeito e com conhecimentos suficientes da língua, que deu por isso! Bem haja.

    Tenho uma listinha de defeitos de linguagem da parte duns poucos de jornalistas de todos os canais televisivos, que brada aos céus. A ver se lhos transmito aqui, já que este é um espaço que honra o seu autor pelo esforço permanente que faz para detectar e apontar os erros proferidos pelos que os proferem e dada a profissão que exercem está-lhes.

    Esperemos que quem os comete o leiam que bem precisam... ao menos isso!

    Devo dizer que alguns deles, muito poucos, ainda vão prestando atenção ao que aqui se escreve e critica, mas a maioria não tem emenda. Farto-me de aqui deixar os ditos cujos e a maioria deles tricles, nicles...

    Contudo, lá diz o ditado que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura".
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Leia-se "está-lhes vedado"
    Maria

    ResponderEliminar
  3. André Sousa8/12/17 20:00

    Em resposta à mensagem recebida:
    (uma vez que o meu post foi retirado)

    "Do ipade (é como eu digo), o que me dava jeito era mais agudeza de espírito e vir daí uma «experteza» a ajudar à recomposição da folha de estilo (CSS em informatiquês). Não viu V. as obras em andei com o blogo? Não vê V. a deformação na imagem publicada?...
    Tantas esperteza e só vem com piadolas insolentes."

    Aqui ficam mais umas linhas para você retirar!

    Acho que está na altura de você "guardar as faquinhas", já não fica bem e (acima de tudo) há mais opiniões do que aquelas que apenas ficam bem neste "graal"!

    Você tem um sítio interessante, com fotografias interessantes e com comentários (algumas vezes) interessantes (!) talvez valha-se disso... é um facto... talvez seja o "umbiguismo" a subido à cabeça!

    O "aparelho" que menciona escreve-se iPad e lê-se da forma que cada um achar melhor!
    Se precisar de ajuda com CSS, eu ajudo, se precisar de uma forma (definitiva) de formatar o seu "blogue" eu também ajudo... é a minha especialidade já lá vão uns anos!

    O comentário não era ofensivo, antes pelo contrário... Maria é das poucas pessoas que dá o nome (como eu - André Sousa, com todo o gosto!) e achei muito giro o facto de todos os seus posts terem sido comentados por ela (!), de seguida comentei que usa um iPad (diga como conseguir!) pois também uso, também uso Machintosh e também tenho problemas com formatações e aplicações... um problema entre a cadeira e o computador (ou tablet), admito (!) - apesar das minhas dificuldades prenderem-se com sítio um pouco diferentes!

    Para mim... mas acima de tudo para o comum dos mortais... a fotografia estaria bem... "algo se passa", mas nem ligavam!

    Mário Centeno... tem um "frame marado" que retirou algures entre uma tecnologia avançada e um "crop" mal feito... isto para não falar em política, pois já sei a sua opinião!

    Volto a mencionar o "graal" que aqui tem, ou quer ter...;já lá vão (muitos e muitas) dezenas de anos em que "não sigo a manada"... vejo que é isso que quer, o "livro" bonitinho, apenas com "coisinhas" bem escritas e uma manada inteira a seguir!

    O aparelho chama-se e escreve-se iPad, CSS quer dizer Cascading Style Sheets, se tem um computador de secretária com um sistema operativo Macintosh use uma aplicação chamada MarsEdit 4 e estamos no século XXI... a terminar... já lhe disse em textos anteriores... chamo-me André Sousa e não tenho alcunhas nem preciso de escrever com "cognomes", são raros (ou inexistentes) no seu blogue e na internet... sentados de cadeira a assinar com o nome "catita" que viram ou ouviram... preocupe-se com isso (!), se precisar de ajuda informática diga... é o que faço!

    Cumprimentos,
    André Sousa

    ResponderEliminar
  4. Leia-se "que bem precisa" e não 'que bem precisam'
    Maria

    ResponderEliminar
  5. André Sousa, não se zangue com o autor deste blogo. Nem leva a mal se ele por vezes parece, repito, parece ser um pouco ríspido numa ou noutra resposta. Pessoalmente considero Bic um Senhor por quem tenho a máxima consideração e respeito.

    Mais que não fosse, é através dos seus múltiplos conhecimentos em inúmeras matérias, designadamente sobre a língua portuguesa, mas também sobre a História de Portugal, que tudo quanto aqui se escreve dá imenso gosto ler.

    Então sobre a cidade de Lisboa e arredores, nem se fala!, há um manancial de saber capaz de provocar inveja a qualquer um, mesmo se lisboeta de nascença. Sei que há sites ou portais dedicados especìficamente à cidade de Lisboa, mas só a eles recorro se encontrar neste blogo chamadas de atenção para os mesmos.

    É por justamente por estar perante um blogo de informação (e crítica) actualizada, imperdível, que nunca perco a sua leitura diária.
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Leia-se: "nem leve a mal"

    e no último parágrafo há uma preposição "por" a mais. Leia-se: "é justamente por". Assim é que a frase está correcta.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Vossemecê é persistente. Depois, não diz uma a favor em que não meta ferroada. E é a ferroada que quere fazer vingar, não sejamos ingénuos. Não tenho paciência para o estilo insidioso. Desprezo-o. Além de que isto cá não é um fórum, muito menos uma democracia. V. lá terá direito à opinião, mas não tem direito nenhum de a divulgar aqui. Reconheça a bondade de lha publicar (sem exame prévio, atenção. Não arrisque ofender quem está ou quem passa. E resigne-se a que eu não o aprecie e lhe dê uma vassourada quando entender. Nem que seja por capricho.
    E sobretudo não se arme em santarrão por dizer que se chama André. André ou Pato Donald nas caixas de comentarioso dão no mesmo e V. sabe.
    Portanto, se não por respeito a quem visita, ponha um pouco de orgulho na sua dignidade e não torne cá com este assunto.
    Os comentários continuam livres à partida.

    ResponderEliminar
  8. Generosidade sua. Imerecida.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. André Sousa9/12/17 00:04

    Maria,
    Agradeço a sua resposta.
    Penso que não chegou a ler em que a mencionava, achei fantástico ter respondido a todos os comentários e "metia-me" consigo (sem desrespeito, diga-se!); gosto de ler as suas respostas, onde mistura o acutilante com a serenidade, obrigado!

    Tentado "resolver" este assunto - uma vez que já se "pega de cabeça", como se diz na minha terra - serei breve... ou tentarei!

    Não considero Bic como um Senhor ríspido (como a Maria menciona), mas sim... sensível - como serei com as minhas palavras!

    Há muito que temos esta "relação", textos escritos e textos apagados, opiniões e opiniões diferentes.

    A conversa sobre de tom (e já lá vamos às recordações), quando é publicado um texto sobre um órgão de comunicação social nacional. É sabido que a informação em Portugal é má... ou melhor... é sabido que os actuais jornalistas e "manipuladores" de informação pecam na forma como escrevem e transmitem aquilo que acham ser a realidade.
    A conversa evoluiu de tal forma que cheguei a questionar... "Já entrou em contacto com o Director de Informação ou com o próprio jornalista!"? É que eu já... a aliás, penso que me disponibilizei para fornecer o contacto... é simples, se me senti incomodado com uma notícia difundida... entro em contacto com o responsável e questiono... eu fiz, mesmo! (não obtive resposta à pergunta... diga-se)

    Chegámos à primeira "sensibilidade" (leia-se incoerência)... publicar um texto na blogosfera com conteúdo crítico, dar a sua opinião sem ter direito de resposta, não é a "ferroada" que sou acusado (?) porque não publicar um texto que poderia ter sido enviado à pessoa em causa e espera pela resposta (?) não será isso "a ferroada que quere fazer vingar, não sejamos ingénuos"!
    A isto chamo contradição, se se tem o dom da palavra e se se faz proveito disso, pois que se mostre a quem direito... e de facto faz... eu sou o exemplo disso "isto cá não é um fórum, muito menos uma democracia"... mas... e fazer uso disso ao jornalista que se critica (?) ao director que deveria saber (?) obter respostas e confrontar (?) ou será que é melhor criticar (desculpem, opinar!), num espaço controlado que é este sítio!

    É a partir daqui que as coisas mudam... ou seja... eu critiquei e opinei sobre um comentário que foi feito (pelo próprio Bic), mas como ser criticado é chato (desculpem o termo)... então "isto não é uma democracia" - faz-me lembrar as frases (clássicas) que se colocam nos barcos "Democracia a bordo não existe, quem manda sou eu!".

    Por várias vezes já elogiei as fotografias, os textos, a sabedoria e conhecimento, a retórica... não preciso de uma resposta de agradecimento, aliás, até estranhava... é um facto que o conteúdo é bom e como tal, há que aceitar... mal de quem não ache!

    Retenho vários momentos... o primeiro em que mencionei Pavlov (caso queira recuperar o texto, podia ser interessante), o outro em que se chega ao lápis-azul (talvez também possa recuperar!)

    O texto que agora escrevo vai estar muito pouco tempo disponível... se é que vai estar (!) penso que Bic deixa muito claro o "lema a bordo" deste sítio, quem manda é ele... e tem razão, diga-se (!); seria interessante ver uma carta sua dirigida aos órgãos de comunicação que por vezes "ferroa" e ler (igualmente) uma possível resposta que lhe enviem - sim, respondem... !

    A terminar, Bic ou Professor Ludovico, como se queira identificar (não vou mencionar outras personagens criadas pelos estúdios Walt Disney, sujeito a ofender), fique bem!
    Ríspido ou sensível todos temos que agradecer os seus conteúdos... e (eu)... agradeço as suas respostas (!) sou persistente é um facto, ainda bem (!), "burro velho não aprende", já diz o ditado bem Português ... "burro" que sou não irei mudar... você também não!

    Cumprimentos,
    André Sousa - uma das coisas que sei que sou!



    ResponderEliminar
  10. Reler isto à distância de meia dúzia de anos e um fim-do-mundo…
    Sorrio. Sorriso sincero.

    ResponderEliminar