Instituto Agricola, Lisboa, 1862.
Imagem estereoscópica da colecção do Conde de Arnoso, in archivo photographico da C.M.L.
Referências:
- a estrada à dereita é a Estrada da Cruz do Taboado, justamente por trazer ao lugar deste nome; prolongava a Carreira dos Cavallos que partia do Campo de Sant´ Anna; hoje é serventia mais larga e alinhada, conhecida por Rua de Gomes Freire;
- o muro à dereita era da quinta do Conde do Redondo;
- as casas e o muro à esquerda são da Escola ou Instituto Agrícola, depois Instituto de Agronomia e Veterinária e, mais no nosso tempo, simplesmente Faculdade de Veterinária; são, ùltimamente, chãos da nova sede da Polícia Judiciária — um edifício cujo gosto não posso qualificar...
Cirandando agora na memória do lugar da Cruz do Taboado (ou do Tabuado, à moderna), quem viesse de lá, da estrada entre muros, para cá, em chegando ao chafariz, teria à sua mão esquerda a Rua do Chafariz de Andaluz sobre que discorri um pouco há pedaço; à sua mão dereita, detrás do chafariz e seguindo perpendicularmente à Escola Agrícola, uma rua travessa chamada justamente Rua da Escola Agrícola — actual Rua da Escola de Medicina Veterinária (nome já sem sentido), que ligava à Azinhaga do Pintor, serventia antiga vertida na conhecida Rua de D.ª Estefânia.
Ao depois, quem deste chafariz seguisse a diante, ou seja, para cá da imagem ou pela esquerda dela, tomaria sempre um de dous caminhos, a saber: o caminho de S. Sebastião, pela travessa ou azinhaga do Sacramento — hoje grosso modo a Rua de Tomás Ribeiro — ou; seguindo a diante na estrada que saía de trás do chafariz (a rua que passa hoje ante o Liceu de Camões), tomaria logo aí a Estr. das Picoas (truncada, correspondendo às actuais ruas do Eng.º Vieira da Silva e das Picoas) que, prosseguindo na Rua das Cangalhas (Conde de Valbom), levava ao Rego.
Instituto Agricola de Lisboa, Lisboa, 1862.
Coelho Pereira a partir da imagem estereoscópica da colecção do Conde de Arnoso, in Archivo Pittoresco, 1862, vol V, pág. 49, apud archivo photographico da C.M.L.
(Revisto.)

Sem comentários:
Enviar um comentário