| início |

domingo, 10 de dezembro de 2017

Cruz do Taboado

Instituto Agricola de Lisboa, Lisboa, 1862. Imagem estereoscópica da colecção do Conde de Arnoso, in archivo photographico da C.M.L.


Instituto Agricola, Lisboa, 1862.
Imagem estereoscópica da colecção do Conde de Arnoso, in archivo photographico da C.M.L.



 Referências:



  • a estrada à dereita é a Estrada da Cruz do Taboado, justamente por trazer ao lugar deste nome; prolongava a Carreira dos Cavallos que partia do Campo de Sant´ Anna; hoje é serventia mais larga e alinhada, conhecida por Rua de Gomes Freire;

  • o muro à dereita era da quinta do Conde do Redondo;

  • as casas e o muro à esquerda são da Escola ou Instituto Agrícola, depois Instituto de Agronomia e Veterinária e, mais no nosso tempo, simplesmente Faculdade de Veterinária;  são, ùltimamente, chãos da nova sede da Polícia Judiciária — um edifício cujo gosto não posso qualificar...


 Cirandando agora na memória do lugar da Cruz do Taboado (ou do Tabuado, à moderna), quem viesse de lá, da estrada entre muros, para cá, em chegando ao chafariz, teria à sua mão esquerda a Rua do Chafariz de Andaluz sobre que discorri um pouco há pedaço; à sua mão dereita, detrás do chafariz e seguindo perpendicularmente à Escola Agrícola, uma rua travessa chamada justamente Rua da Escola Agrícola — actual Rua da Escola de Medicina Veterinária (nome já sem sentido), que ligava à Azinhaga do Pintor, serventia antiga vertida na conhecida Rua de D.ª Estefânia.
 Ao depois, quem deste chafariz seguisse a diante, ou seja, para cá da imagem ou pela esquerda dela, tomaria sempre um de dous caminhos, a saber: o caminho de S. Sebastião, pela travessa ou azinhaga  do Sacramento — hoje grosso modo a Rua de Tomás Ribeiro — ou; seguindo a diante na estrada que saía de trás do chafariz (a rua que passa hoje ante o Liceu de Camões), tomaria logo aí a Estr. das Picoas (truncada, correspondendo às actuais ruas do Eng.º Vieira da Silva e das Picoas) que, prosseguindo na Rua das Cangalhas (Conde de Valbom), levava ao Rego.


 


Chafariz da Cruz do Taboado, Lisboa (C. Pereira, Archivo Pittoresco, 1862)


Instituto Agricola de Lisboa, Lisboa, 1862.
Coelho Pereira a partir da imagem estereoscópica da colecção do Conde de Arnoso, in Archivo Pittoresco, 1862, vol V, pág. 49, apud archivo photographico da C.M.L.


 


(Revisto.)

Sem comentários:

Enviar um comentário