* * *
De Portugal não resta nada. Mas temos cá sucedâneo novo… Novíssimo!…
Hoje foi divulgada pela emissora nacional uma Ordem de Serviço do sr. Director-Geral dos E.P. (estabelecimentos prisionais) com instruções em caso de… fuga evasões de reclusos. Uma coisa nunca antes vista ou sequer pensada. Como o terrunho com as sobras de Portugal começou há meros 40-42 anos, muito (quase tudo) anda por fazer. Crime, condenados e penitenciárias são coisa até fascista, dum passado sombrio, morto e enterrado. E assim porque criminalidade, reclusos, e E.P. são novidades — novas realidades, como sói me(r)diàticamente dizer-se —, e ao mesmo tempo neologismos da moderna língua de pau, estava tudo por pensar. E por fazer, havemos de compreender... De modo que a Ordem de Serviço emitida pelo sr. Director-Geral das prisões dos E.P. é já o feliz prefácio dum inédito manual de operações, também anunciado, para o caso de fuga evasões de condenados reclusos.
* * *
Na imagem o sr. Director-Geral, assessores, consultores e um representante do sindicato dos guardas-prisionais ensaiando as novas directivas de alerta para reclusos em fuga evasões (ocultados atrás da carroça de brita), ante a penitenciária o E.P. de Lisboa. Fotografia dum autor de realidades alternativas, usada pelo sr. D.-G. para ilustrar a O.S. divulgada hoje pela imprensa.
Isto é tudo de uma palermice asinina. Prisioneiros que fogem; ah o espanto. Temo que o director-geral esteja a puxar a brita e que os assessores sejam a própria brita.
ResponderEliminarRidículo. Simplesmente ridículo.
ResponderEliminarNem sei que diga mais...
Claro que sim. Prisões sem plano de contingência para a fuga de condenados?!!! Começámos agora do nada? Nunca houve nada disto antes?...
ResponderEliminarDesgraçada incompetência.
A bem dizer nenhum figura, afinal. Calhaus de tal calibre não vislumbro na imagem.
ResponderEliminarMas esta vergonha comparava-se sequer em sonhos quanto mais na realidade com o que se passsava no Estado Novo, no que a presos e fugas de prisões dizem respeito? Este bando de pulhas qua nos desgovernam estão por detrás de tudo o que de pior acontece no nosso pobre país, até desta facilidade como os presos se evadem na maior das calmas de prisões de alta segurança(???). Que ninguém tenha a mais pequena dúvida, no dia em que algum apaniguado do regime for detido por ter cometido um crime grave, nessa altura ele socorrer-se-á das mesmas serras que estes agora usaram para serrar as grades das janelas e fugir calmamente da prisão e fá-lo-á na maior das calmas e no pasara nada. Verão se não irá ser assim.
ResponderEliminarMaria