| início |

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Até os do archivo photographico municipal!...

 Nada a fazer.  Quando até os do archivo photographico chamam «Campo das Cebolas» a isto que vedes não ser campo nenhum... Cabeças de abóbora há aí cheias de Halloween, mas sem memória das suas coisas. Nem vale a pena dizer mais nada. Não tardará aqui o comentário cliché de inspiração «o povo é quem mais ordena» em que o uso legitima o erro. É bonito, democrático até: tão popular quanto a abrangência da ignorância o possa ser, ou, institucionalmente, aquilo que democràticamente sempre viceja, desde o amanuense archivista de secretária ao presidente do concelho sufragado por enxertia.


 O Campo das Cebolas mudou-se para Poente de si mesmo por ignorância popular e oficial dos seus limites. Melhor, que me lembre neste chão, só uma oliveira galega que lhe prantaram, arrancada ao Ribatejo e polvilhada de Saramago, e que secou. Medra tudo por igual: a cultura saramago-azeiteira e a cultura pròpriamente dita, de que a memória faz parte. O cúmulo azeiteiro-cebolário é nobelizarem o topónimo das cebolas em Saramago. Já faltou mais.


Alfândega, Lisboa (P. Guedes, 19...)


Gradeamento da Alfândega (Min. das Finanças), Rua da Alfândega (em frente), Rua do  Instituto Virgílio Machado (dir.), Tr. dos Bicos (ao centro, para lá, em direcção à Casa dos Bicos, de que se só vê o telhado).


Photographia de Paulo Guedes, c. 1900, in archivo photographico da C.M.L.


 


(Revisto às 5 e ¼ da tarde.)

4 comentários:

  1. Vai morrer longe

    ResponderEliminar
  2. Sem surpresa, o destilar da raiva comentadeira ultrapassa bem o antecipado comentário cliché pelo completo enfiar da carapuça.
    Quem será o raivoso?
    -- Um popular democràticamente ignorante?
    -- O amanuense archivista de secretária?
    -- O presidente enxertado no concelho ?
    -- Alguma oliveira galega abrigada na casa que Brás de Albuquerque saramagalmente construiu há 500 anos?...

    Aceitam-se palpites.

    ResponderEliminar
  3. Inspector Jaap14/12/15 17:57

    Caro Bic, é melhor não enfatizar a sua última sugestão perfumada que está de humor corrosivo, que pode dar ideias (ele agora é mais idéias) a alguma alimária; depois não diga que eu não o avisei.
    Cumpts

    ResponderEliminar
  4. Hum! Era preciso um mínimo de tino. Não há-de aparecer grande coisa. Só raiva espumosa. Bem sei que é dela que me avisa. A erradicação é simples, eh eh.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar