Passei ontem no sítio retratado no postalinho e a passagem de nível foi evidente. -- Ironias!... -- O nível da passagem é inferior -- um desses túneis de má catadura, sombrios e ajavardados pela... arte urbana, parece que dizem... -- É o nível da cultura em direcção ao último estado da civilização: para baixo.
Do ponto do fotógrafo a vista avistava a estrada de Algueirão ladeada de casinhas portuguesas à Raul Lino, alcançando o horizonte: um outeiro com pinheiros (Casal da Cavaleira?). Em Portugal havia este lugar aprazível para morar ou para ir de comboio. Tome o benévolo leitor por lá modernamente as vistas nos sapatos do fotógrafo a ver a pós-moderna e tão apregoada mobilidade barrada (e borrada) nos muros que segregam a gare de embarque das ruas adjacentes. -- Não fora a derrocada do comunismo e Berlim mai-los subúrbios da Alemanha oriental haviam de se desmoronar de inveja. -- A vantagem no entanto é de quem embarque no comboio se não agonia com ver do lado de fora as ruas apinhadas de automóveis, redecoradas com os modernaços condomínios que filharam o chão às moradias e o romantismo ao lugar. Um aviso lhe faço, porém: se houver de comprar viagem nos tranvias saiba que não paga só a viagem; é-lhe exigido que adquira disciplinada e prèviamente o direito de poder comprar bilhete: um cartãozinho de 100 mil réis. Mas, sossegue: a companhia dos caminhos de ferro que lhe solìcitamente vende o bilhetinho de comboio vende-lhe com a mesma generosidade o direito prévio obrigatório de poder comprá-lo. Sem direito a reembolso.
Algueirão - Mem Martins -- Passagem de Nível, c. 1953.
Postal de Ant.º Passaporte, in archivo photographico da C.M.L.
(Revisto.)
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Passagem de nível
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boa noite,
ResponderEliminarnesses famigerados túneis chamam arte urbana às poças de urina mas em abono da verdade deveria ser mictório urbano com ornamentos grafitos.
Ornamentos grafitos = excremento.
ResponderEliminarLogo...
Mictório + grafitos = latrina.
O estádio civilizacional a que chegámos.
Cumpts.