| início |

sábado, 16 de agosto de 2014

Esta vida de turista!...

Dia 30 [de Junho de 2014]


Desolação


Há qualquer coisa de desolador na praia com este vento. Mesmo com gente à volta a sensação de desolação impõe-se. Tento entrar na água e sou o único; o restante queda-se nas toalhas, acoita-se atrás dos chapéus de sol tombados fazendo de pára-vento. A quietude dos veraneantes contrasta com a agitação forte no pano dos chapéus reforçando a sensação de desolação que me dá. E quem passa, passa vestido, agasalhando-se do vento fresco, segurando os sombreiros. Mas nem todos...

Algarve (c) 2014

Algarve (c) 2014


Anjo


Esteiros, 1.ª ed., adaptado de In-Libris


 Passou agora uma ali com umas asas tatuadas nos lombos. Que perfeito injinho!...


Quadrilha


 A pp. 163 dá o Soeiro a definição do Comunismo: -- « [...] na quadrilha, riscos e lucros eram repartidos por igual.» -- Perfeito! Definição cabal da coisa só pela «quadrilha». A repartição por igual é sofisma para... para injinhos.


Sal Solo


 Nos Classix Nouveaux havia um vocalista careca. Sentou-se aproximadamente aqui a três, quatro metros!...



Classix Nouveaux, Night People
(Imagem: Discogs)


OrcasCàrota, a baleia assassina, 1977



 As tias avisavam-nos ontem de orcas no Algarve. Além disso, a tia Antónia avisava mais dos fundões, das arribas e de tantos perigos caídos da invernia para os noticiários. As tias andam muito a par destas notícias assim e com isto põe-se a senhora candidamente para mim, ao depois, que lhes devemos tomar os avisos a sério...
 Toda esta conversa de orcas, &c. me traz à lembrança o cinema catástrofe e o Paulo João. O Paulo João não era nenhum génio e quando se pôs lá na rua com a fanfarronada de que já vira o último grito em filmes catástrofe, saiu-lhe: -- «Fui ver a Càrota, a baleia assassina.»

(Recorte da Orca em Vamos ao Nimas.)

2 comentários:

  1. M.Martins17/8/14 02:50

    As tias são como as vèlhinhas no meu tempo de criança,quando saiam da igreja a creticar como as vezinhas iam vestidas...(gang de mèmès)
    não existe algum têrmo pejorativo.

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja17/8/14 16:13

    As tias são adoráveis. E como haviam as tias de ser se não fosse desta maneira.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar