| início |

sábado, 17 de maio de 2014

No tempo da varina e dos toureiros marrecos

 Praça de Algés, quinta feira 6, unica corrida dos toureiros marrecos; o annuncio ao lado do portal brasonado do palacio do marquez de Alegrete captivou a attenção da varina descalça da canastra á cabeça. A quinta feira 6 pode ser de Junho de 1902, como de Março de 1901, como pode não ser nada...
 A varina vê-se de mangas arregaçadas.
 Um cartaz do outro lado do portal do palacio dos Telles da Sylva tinha impresso «da barafunda» -- O Hotel da Barafunda; operetta em tres actos...? -- Não sei quando se estreou. O cartaz tinha outro d'outra récita collado por cima, não parece?...


 


Largo do Marquês de Alegrete, Mouraria (J.A.L. Bárcia, s.d.)
Largo do Marquês de Alegrete, Mouraria, [1901 ?]
José Arthur Leitão Barcia, in Archivo Photographico da C.M.L.

4 comentários:

  1. Esta família, Telles da Sylva, tinha (ou ainda tem) uma florista "A Romeira" na Av. de Roma (já aqui deixou uma foto desta florista, que ficava/fica mesmo ao lado do Tutti Mundi, há relativamente pouco tempo, recorda-se?), cujas belíssimas flores provinham da sua magnífica Quinta. O interior do Palácio devia ter sido uma pequena maravilha. Conheci a Quinta, não o Palácio. Mouraria, era? E ainda existe? Nã..., era bom demais. Com o advento da democracia eis que a modernidade nos é imposta à força em todas as áreas e aspectos da sociedade, com prioridade absoluta para o sector urbanístico. Deste modo todos os edifícios, palácios, palacetes, moradias, etc., com valor arquitectónico tinham que desaparecer para darem lugar a mamarrachos de vidro. Como salta à vista em toda a Lisboa e arredores.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Da Romeira é uma curiosa novidade para mim.
    O palacio do Marquez de Alegrete foi demolido em 46. D'elle hão-de ter falado o visconde de Castilho e os outros mestres olisipographos. Hei-de ver o que acho.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. O cartaz mais à direita anuncia as festas de Estremoz, que se realizam na primeira semana de Setembro. São as "Grandiosas festas da exaltação de Santa Cruz".

    Quanto às datas propostas para a tourada em torno de 1901, temos 5/12/1901, 5/6/1902 e 5/3/1903 (e não 1901). Pela posição do sol, que vai bem alto na fotografia, descarta-se Dezembro de 1901 e as semanas que antecedem Março de 1903. Sobra a corrida de Junho de 1902.

    Cumps,

    ResponderEliminar
  4. Boa achega! Temos, pois, o anno de 1902 pelo mais certo.
    Grato!

    ResponderEliminar