A legenda diz: «Culto da arvore; alumnos da eschola plantam arvores no antigo Largo do Matadouro» («O culto da arvore», Illustração Portugueza. n.º 209, 21/II/1910, p. 245.)
O antigo Largo do Matadouro é a praça fraternalmente dedicada ao maçon José Fontana, um paladino das classes laboriosas do tempo do socialista Anthero de Quental e das Conferencias do Casino.
Calhando, as arvorezinhas plantadas pelos meninos da eschola em 1910 ainda lá lá estão. E calhando, em levando lá hoje meninos da eschola, talvez elles educadamente apaguem as garatujas que outros meninos (que de certo são da eschola, mas não são do côro) teimam em fazer no coreto (o coreto vê-se-o ahi em construcção). Se não, que os ensinem a separar o lixo ou outra d'essas acções pias da nossa egualitaria e tolerante post modernidade.
A estrada por onde se alinham os gaioleiros que se vêem á direita é a das Picoas, hoje Rua Eng.º Vieira da Silva. Gaioleiros recentes em 1910, nos limites d'uma propriedade chamada Terras do Alto que abarcava os quarteirões desde a Casal Ribeiro até alli. Pelo meio percebem-se as embocaduras das ruas Fernão Lopes (morou n'ella o Saramago, em puto) e Actor Taborda (n'esta, o Eusébio diz que passava por muito lá...)
O muro em segundo plano é o que marcava o perimetro do matadouro das Picoas, onde houvemos posteriormente o Mercado do 31 de Janeiro (outro toponymo das esquerdas), a meias depois com o Forum Picoas e com o Saldanha Residenso. O matadouro foi d'alli para os Olivaes; não ennobrecia nada o lugar nem o que se quiz lá pôr ao depois.
...
Claro que são dictos os meninos estar a plantar arvores, mas o homem de chapéu de côco á republicano foi quem cavou o buraco...
Alumnos plantam arvores, Largo do Matadouro, 1910.
Phototypia animada de orig. de Joshua Benoliel, in archivo photographico da C.M.L.
homem de chapéu de côco á republicano
ResponderEliminará republicano ou à republicano...
É como se queira.0
ResponderEliminarCumpts.
Ou melhor. No tampo da monarchia o chapeu de côco era mesmo á republicano.
ResponderEliminarCumpts. :)