| início |

terça-feira, 16 de abril de 2013

Estrada de Benfica

Cruzamento com a Rua de Campolide (oculta), à mão esq., e com a travessa das Laranjeiras, à mão dir. O muro é do Jardim Zoológico.

Estrada de Benfica, Sete Rios (Col. d' «O Século»)
«Estrada de Benfica», Sete Rios,195...
A.N.T.T, «O Século», Joshua Benoliel...

18 comentários:

  1. Pedro Rodrigues16/4/13 03:52

    este local já não existe certo?? mais ou menos onde estão hoje os viadutos para a 2º Circular??

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado. Com o street view percebi bem onde era o que me permitiu "matar" a curiosidade sobre aquela rua desnivelada.
    Mas não percebi o muro do Jardim Zoológico. O Jardim já foi maior? Vinha até perto do local onde hoje passa o Eixo Norte-Sul?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Bic Laranja19/4/13 00:38

    O muro passava muito para cá dos viaductos. Vinha até quasi a onde se colhe a imagem da vista do Google. E sim, o jardim zoológico chegava ao entroncamento da estrada de Campolide com a de Benfica. Era até onde chegavam os jardins do conde do Farrobo.

    http://biclaranja.blogs.sapo.pt/61653.html

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Helena Aguas14/6/13 00:34

    esta não conhecia!! só esta outra (https://lh5.googleusercontent.com/-4usTXQYN8mQ/UbGjEePmfFI/AAAAAAAAGP4/hTpp9XhdCsI/w632-h446-no/A32677.jpg) em que se refere o muro e o terreno tirado ao jardim.. :)

    ResponderEliminar
  5. Helena Aguas14/6/13 00:35

    não atino. mas pus as aspas! ora bolas

    ResponderEliminar
  6. M.Martins24/9/14 16:07

    Caro Bic Laranja ,o camião a frente do elèctrico è um (balalaica) éra assim que o chamávamos.Bemfica que recordações,quase a frente da estação dos comboios onde havia uma passagem de nivel,e onde passa uma estrada havia um edificio de 4 andares onde morava a minha madrinha,eu miudo via passar os comboios durante horas chamavam-me o miudo que via passar os comboios.Foi la que conheci a condesa de Salreu grande amiga da minha madrinha.Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Cuido que se refere à estrada e passagem de nível do Calhariz de Benfica. Ou seria a das Garridas, à Buraca, perto do retiro do Bom Pastor?
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  8. M.Martins6/10/14 02:26

    Caro Bic Laranja o prédio em questão ficava onde se entrecusam as estradas do Calhariz de Benfica com a segunda circular.A passagem de nivel seria quase em frente a escola superior de comunicação social.Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Nesse caso era a do Calhariz. Foi desnivelada em 68, salvo erro; quando duplicaram a linha de Sintra derruiu parte dela sobre essa estrada do Calhariz desnivelada.
    Nos annos 90 desviaram a 2.ª circular dali com um novo nó na Buraca e Pina Manique. Annos 90 ou 2000.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  10. É o que parece, de facto, mas é a Rua de Silva Carvalho com o Palácio Anadia ao fundo.

    ResponderEliminar
  11. Disse no ‘Lisboa de Antigamente’ que eram uns prédios que estão entalados entre a Rua de Campolide, a Estrada de Benfica e as instalações da Santogal. Tanto fui contrariado que acabei, por sugestão, em também ver o Palácio de Anadia ao fundo. Acontece que não é. É mesmo na Rua de Campolide. Fui induzido em erro. Eu que até sou teimoso e costumo ficar com as minhas convicções.

    ResponderEliminar
  12. O palácio Anadia tem dois corpos com frontão a ligá-los. O que se vê aqui é só um corpo sem frontão.
    Há aí nos comentários da Lena uma remissão para outra imagem dêste mesmo trôço tomada duma varanda alta que não deixa dúvidas.
    A Lisboa de Antigamente tem melhorado, mas desacerta muita vez em cheio quando não copia.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  13. De mais, como havíamos de achar o eléctrico 1 com bandeira para os Restauradores na Silva Carvalho?
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  14. Sim, a frente do Palácio de Anadia é como descreve. Conheço o sítio perfeitamente. Eu é que me deixei levar na conversa.
    Cumpts.

    ResponderEliminar