José Sobral de Almada Negreiros poeta do Orpheu, narciso do Egipto, actor, pintor bailarino, e tudo. Estou cá a cismar se «e tudo» pode conter aquele photógrapho compondo o ramalhete empoleirado numa escada. Ele parece... Ou não?...
Almada Negreiros por Stuart de Carvalhais.
(Imagem do álbum de Paulo Vasco.)
É muito capaz. Se não é... imita muito bem. Falta a data, talvez facilite.
ResponderEliminarMaria
Nota breve: Um dia hei-de contar um episódio interessante pela singularidade e que de certo modo me honra por se tratar de um dos nossos maiores génios do séc.XX: o encontro entre o meu avô paterno (ainda muito novo) e a família de Almada, sendo este ainda bebé.
Tenho um livro de fotos de Joshua Benolie , no qual está não essa mas uma tirada na mesma série ao senhor na escada , segue mais ou menos uma linha do tempo , por acaso essa não tem data mas a que esta antes onde se vê outro fotografo que não o senhor em questão é de 1908 , faz parte de outras onde Joshua Benolie regista outros fotógrafos entre 1908 / 1913 .
ResponderEliminarPois eu acho que é o Almada Todo.
ResponderEliminarem poucas linhas: Almada Negreiros foi...melhor é o artista e homem de cultura mais completo de Portugal desde da fundação, qual um Leonardo da Vinci português na mais pura essência
ResponderEliminarVery interesting post.
ResponderEliminarEu cá acho que as probabilidades de ser - já que parecer, parece - são muito altas… E mais não digo.
ResponderEliminarCumpts
Óptima informação que nos deu.
ResponderEliminarSe a foto é de 1908, não seria de certeza o Almada, porque teria sómente 15 anos, por muita precocidade de fosse possuído já nesta idade - e era de certeza. Mas se é de 1913 (20 anos) aí já poderá ser ele, porque um homem multifacetado, na realidade um génio, tal como Almada foi, deverá ter começado de muito novo a exteriorizar aquele mar de sapiência único.
É um orgulho imenso ter tido um Homem desta grandeza como nosso compatriota. Em todas as áreas artísticas que abraçou, concebeu obras de arte que perdurarão pelos séculos.
Maria
"... por muita precocidade de QUE fosse..."
ResponderEliminarMaria
Parece que um intervalo de datas já se achou.
ResponderEliminarCumpts.
Preciosa indicação.
ResponderEliminarE, o senhor da escada que está retratado no livro, é Almada Negreiros?
Cumpts.
Nem se faria ele por menos.
ResponderEliminarCumpts.
Eis o Almada desde a fundação e tudo.
ResponderEliminarCumpts.
É, não é?
ResponderEliminarÉ isso, pois.
ResponderEliminarCumpts.
É. Quase de certeza absoluta.
ResponderEliminarMaria
Estive a folhear o livro e encontrei outra foto "do senhor da escada " com data de 1912 , posso dizer que é uma foto com o senador espanhol Odon de Buen acompanhado por Magalhães Lima à saída da Associação do Registo Civil , este é o motivo principal da foto de Joshua Benoliel mas onde apanha o senhor em questão , não são do mesmo dia, isto a julgar pelo casaco ,pois na que descrevo tem casaco curto, mas é a mesma cara , o chapéu a mala e a maquina são os mesmos , espero ter dado alguma ajuda com os novos dados .
ResponderEliminarTemos, portanto, a possibilidade de ter Almada Negreiros a perseguir notícias com uma máquina fotográfica e um escadote, pela idade de 19-20 anos. Não conheço a biografia dele nem sei bem o que pensar.
ResponderEliminarDeu um ajuda preciosa. Obrigado.