Caro senhor,
Obrigado pelo apreço. Vamos a ver se lhe sei responder: 1) a Calçada do Jogo da Péla, veja-a no prolongamento da Calçada Nova do Colégio desde a Rua do Arco da Graça ao actual largo Martim Moniz (v. Google e o que deixei publicado no «Novo postigo da Rua da Palma e a Torre da Péla»); 2) as escadas do Arco da Graça são (eram) na travessa desse nome cujas só o cimo, ao chegar à Rua do Arco da Graça, me parece que existe (v. Google outra vez). Vinham da Rua da Palma.
A Rua do Martim Moniz (antiga de S. Vicente à Guia) atravessava a Mouraria de Este a Oeste (e vice-versa) ligando o Largo da Saúde (ao fundo das Escadinhas da Saúde) à de suso dita Calçada do Jogo da Péla; cruzava a Rua da Palma e, após esta, dela partiam do lado do Norte as ruas das Atafonas e do Socorro (cf. «Canos da Mouraria») que levavam ao Largo do Socorro e à igreja paroquial (onde começava e ainda começa a Rua de São Lázaro).
A fotografia da pág. 31 que refere e que julgo ser a que aqui mostro, mostra o que lhe descrevo e que vai em acordo com com a legenda. A outra que diz, que dá as escadas do «Arco da Graça» em fundo, não dá nada. Mostra as mesmas escadas que vemos nesta. O arquivista enganou-se; tomou escadas do Jogo da Péla pelas do Arco da Graça cuidando talvez que seriam a mesma coisa. Não eram.
Rua de Martim Moniz vista das escadinhas da saúde, Mouraria, post 1946.
Judah Benoliel, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
O topónimo da Rua de Martim Moniz alastrou no falar alfacinha pelos pavilhões de lojas até que se pespegou ao vazio que as demolições da Mouraria pariram. Foi tão oficial e diligentemente adoptado que se propagou ao subsolo, à estação do Metropolitano antiga do Socorro. Cuido que a fusão de freguesias em curso condenará ao lugar e freguesia do Socorro uma ainda mais vaga reminiscência da memória alfacinha.
Cumprimentos.
agora moro perto do martim moniz, mas tirando as linhas do eléctrico não conheço nada disto, me pode dizer meu caro amigo o que é feito destas estrutras ?
ResponderEliminarDemolido, tudo. Pode pôr-se no meio do Martim Moniz de costas para um simulacro da muralha fernandina que lá há e a olhar para o cimo da Rua da Palma. Há sessenta anos teria estas casas diante de si e as escadas ao fundo à sua mão esquerda.
ResponderEliminarCumpts.