Ao comentário, mais atrás, dum leitor interessado sobre o local exacto da Ponte Nova comecei por responder com uma transcrição que achei no Arquivo Fotográfico da C.M.L. duma inscrição no original 8141, do fotógrafo Paulo Guedes: "o local da Ponte Nova situava-se na junção das actuais ruas de Alcântara e do Prior do Crato, na perpendicular à linha férrea que vai da estação de Alcântara-Terra para a de Alcântara-Mar. As cancelas da passagem de nível marcam aproximadamente o vão de um dos arcos da ponte."
Estava mal. Logo depois tive de corrigir, e é a emenda que importa trasladar com mais precisão agora para aqui, pois na verdade a Ponte Nova ficava a montante, ao fundo da Rua do Arco do Carvalhão, no cimo da Rua da Fábrica da Pólvora, onde ambas coincidiam no Largo da Ponte Nova, na margem direita da ribeira, um pouco a jusante dum lugarejo chamado Vila Pouca. Por lá há hoje em dia uma E.T.A.R. inaugarada umas poucas de vezes. Consegue imaginar-se uma aldeia ali?
Lugar da Ponte Nova, Vale de Alcântara, 1910-200...
Mapas: Lisboa Interactiva sobre Levantamento da Planta de Lisboa: 1904-1911 (excerto da planta 7H). C.M.L., Arquivo do Arco do Cego.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Considerações sobre o lugar da Ponte Nova
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
mano,
ResponderEliminarduas ou três questões:
. fiquei encantado por saber que o levantamento de 1904/11 está à disposição de todos. que maravilha.
. programa usas tu para pegares no jpg da planta lá do arquivo do arco cego (art'cego para muitas pessoas)) e sobrepões com a carta da actualidade.
. que truque usas para mudar de imagem quando passamos com o rato sobre a foto.
aquele abraço.
(continuo a aprender tanto contigo, meu malandro. é tão giro. ainda noutro dia vi um kit de avião para montar e me recordei de me estares a explicar, junto da montra, nas escadas da virita, como é que se distinguia os spitfire. coisas, pronto)
pedro
Olá!
ResponderEliminar- Photoshop e Ferramenta de Recorte do Windows. Ponho a carta do «Levantamento...» como fundo no Photoshop e vou sobrepondo os mapas actuais recortados da Lisboa Intecractiva. É necessário acertar a escala da Lisboa Interactiva com as cartas do «Levantamento de 1904-11»; 1/1850 neste caso, mas pode variar, mas se chega-se lá sem esforço por tentativa e erro. Importa tornar transparentes os mapas da Lisboa Interactiva (50-75%) e acentuar o contraste em todos os mapas, especialmente nos da Lisboa Interactiva.
- O truque de mudar os mapas à passagem do cursor é gravar duas imagens; uma só com o mapa de fundo, outra com a os mapas sobrepostos e usá-las com a função 'onmouseover'.O exemplo em concreto: