Lourenço Marques. Um belo nome para uma cidade. É um nome que me soava na infância. Às vezes ouvia-o à minha mãe, a alguém: fulano, sicrano, amigos, conhecidos que foram, vieram, tornaram, regressaram, ou estavam em Lourenço Marques. Família não - não sei se algum dos tios fez lá a tropa... - Não fazia ideia da cidade, era só um nome, uma toada.
Lourenço Marques. Nunca conheci e não cuido já de vir a conhecer. Não sei se me apetece. Mudou de nome. Há-de ser, já é, outra coisa. Fico só com o eco: Lourenço Marques...
Moçambique - Lourenço Marques, [s.d.].
(S.E.I.T./D.G.I., 384687.)
Fotografia amavelmente cedida pelo sr. António Fernandes.
Obrigado, Caro Bic (e também ao Sr. António Fernandes), por estas excelentes e nostálgicas fotografias.
ResponderEliminarTambém eu não conheci pessoalmente a cidade, embora tivesse lá familiares e amigos dos meus Pais. Era um nome lindo para uma cidade linda. Agora, também não tenho vontade de lá ir... Entristecem-me os fantasmas, de cidades ou de pessoas.
Cumprimentos.
Fantasma é um bom termo. Será crime a assombração? Havia de se condenar alguém.
ResponderEliminarCumpts.
E haveria, Caro Bic, se estivéssemos num Estado de Direito. E creio que todos nós sabemos quem são esses culpados, incluindo aquele que vendeu aos assassinos da Frelimo os portugueses que estavam refugiados no edifício do Rádio Clube de Lourenço Marques. Corrijam-me se estiver errado.
ResponderEliminarCumprimentos.
Em primeiro plano, a Catedral, onde fui baptizado a 24 de Dezembro de 1959. No prédio à direita, funcionavam os serviços de identificação, onde obtive o meu primeiro BI (ainda o tenho). Naquela altura, vivia aí muita gente, como as nossas amigas Stael, Iolanda e Denise, hoje separadas: uma, a mãe, está no Canadá. A Iolanda está na África do Sul e a mais nova, a Denise, na Austrália.
ResponderEliminarAinda se nos aperta o coração. Muito.
ResponderEliminarVidas retalhadas.
ResponderEliminarCumpts.
Uma desgraça! Cumpts.
ResponderEliminarNasci la e ja na altura era uma cidade muito superior a Lisboa, em tudo, especialmente na mentalidade !!! Cheiros, sons, espaços, vim com 7 anos para Portugal mas deu para reter muita e muita coisa, só coisas boas !!!
ResponderEliminar