| início |

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Trafaria

Trafaria - (c) 2005
 (c) 2005

8 comentários:

  1. Attenti al Gatti27/10/09 21:35

    Que saudades da velha Trafa, das travessias do Tejo a remos só para petiscar uns peixinhos da horta numa falecida tasca fronteira ao rio, das tardes na Praia do Albatroz ou em S. João, seguidas de jantar no restaurante que substituíu a dita tasca, com vista para Lisboa ao pôr-do-Sol, com comida decente, a preços comedidos e pessoal simpático.
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  2. "Velha" Trafaria. Meu pai tinha um estabelecimento na COVA DO VAPOR e bem cedo começou as minhas caminhadas (1942-1966). Quando desapareceu a ponte da Cova do Vapor, só nos restava o barco da Trafaria. Era um grande areal a CV. Nas marés grandes, no baixa-mar , quase se podia chegar a pé ao Bugio. O mar levou a areia, nós tivemos de mudar a casa 3 vezes. Nunca mais a visitei...

    ResponderEliminar
  3. O mar continua a suga as areias por aqueles lados. Uma fatalidade. Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Um praia de banhos ainda possível pelos meus 3, 4 anos. Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Attenti al Gatti29/10/09 22:31

    Essa ponte ligava que pontos? Tenho uma vága ideia de ver algo semelhante, em fotos antigas da casa que Bibi Ferreira, repórter fotográfica do extinto Século, tinha precisamente na Cova do Vapor e que, segundo ela, de vez enquanto era necessário deslocar devido às marés.

    ResponderEliminar
  6. Que saudades! As vezes que eu ia com o meu pai à Trafaria…

    Ele recorda-se bem de ir a pé até ao Bugio, numa língua de areia que era raro aparecer…
    Não sei se é mito ou não, mas ele contou-me vezes sem fim – revoltado – que foi para “salvar” as praias da linha que alteraram por completo o areal da zona da Costa. Deram um desbaste tão grande, que por ali já nada recuperou…

    Isso conta ele. Para mim é o mar que regressa onde já foi rei e senhor. As escarpas da Costa – cheias de fósseis – contam muito bem a história!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Bic Laranja2/11/09 09:51

    Não lhe sei dizer... Cumpts.

    ResponderEliminar
  8. Bic Laranja2/11/09 09:53

    Há uma mania dos humanos que são eles a causa de todas as coisas. Cumpts.

    ResponderEliminar