| início |

sexta-feira, 2 de março de 2007

Quinta de Belmonte


1) Quinta de Belmonte;
2) Quinta da Graça;
3) Estrada de Sacavém;
4) Relógio.



 As curvas de nível dão o cume da colina ao lado da Marechal Gomes da Costa e um suave declive para nascente... Julgo que não me enganei na localização da casa dum madeireiro (1). Pertencia a casa mais o seu telhado de quatro águas à quinta de Belmonte, à beira da Azinhaga da Graça, sendo que esta partia da Azinhaga das Teresinhas (Rua Pardal Monteiro no mapa) e seguia para NNO. na direcção da Portela de Sacavém (praça das partidas do aeroporto)...
 A Quinta da Graça (2) ainda existe (a casa da quinta, quero dizer), serve bodas de casamento e baptizado e serviu-me aqui para "casar" o mapa da Lisboa Interactiva com a planta 12 Q (de 1906) do levantamento topográfico de Lisboa.
 A linha da velha estrada de Sacavém (3), vede que não coincide com a Av. Gago Coutinho (que lhe sucedeu), mas disto que digo há vestígios de que dei aqui notícia anteriormente.


5 comentários:

  1. Tanta quinta que havia. Impressionante a foto da casa do madeireiro. Excelente trabalho senhor Bic.

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja3/3/07 14:48

    Sim. Depois do Areeiro era tudo quintas. Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Na nossa Lisboa falta muito isto, a interpretação da memória, do que resta do passado e usar isso para aprender o passado de Lisboa. Acho eu.

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja5/3/07 20:19

    Obrigado eu! Cumpts.

    ResponderEliminar