| início |

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Etimologia do saloio

 A explicação do nome saloio pode variar. Descartando outras sigo a que dá David Lopes nas Páginas Olisiponenses (C.M.L., Lisboa, 1968, p. 239 e ss.). Significa habitante do campo, por oposição ao da cidade, e designava originalmente os rústicos do termo de Lisboa.
 Em Santarém chama-se barrões aos de fora da cidade, que é o mesmo que em Lisboa dizer-se saloio. Ambos os termos são de origem árabe: ALBARRE e ALBARRA significam subúrbio, arrabalde, campo extra-muros. Em Português há com a mesma origem, torre albarrã (fora da muralha) e cebola alvarrã ou albarrã (cebola brava, silvestre, ou seja, do campo). Não por acaso, na Argélia dizem-se BARRANÍ os individuos que do campo vão servir na cidade.
 Tornando ao saloio temos que a sua origem é ÇAHROÍ, romanizado ÇAHROÍO (do mesmo modo ALGARBÍ algarvio). David Lopes afirma que deriva aquele termo do nome que designa o grande deserto, o Sara (também dito na forma atributiva do sujeito deserto do Sara), que significa planície deserta, mas também campo fora da povoação. Não terá já o benévolo leitor ouvido aí dizer (erradamente) sarauí (<ÇAHROÍ) por sariano? Pois já vê!... Por fim, do Árabe ao Português, o r passou a l por fenómeno regular e a sílaba tónica recuou por assimilação com os nomes portugueses em -oio: apoio, arroio, coio, joio, moio, etc.. Daqui o antigo çaloio, modernamente saloio, o qual, por extensão semântica, adjectiva qualquer indivíduo rude, inculto ou grosseiro. [E não são poucos...]

4 comentários:

  1. Hehehehe a minha filha e neta são: SALOIAS!!!!! Gostei!

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja23/2/07 16:04

    São do campo; sem extensões semânticas, bem entendido. Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. O que seria sido da gentes finas da cidades, os chamados "alfacinhas" se não fossem os "saloios" nos bons velhos tempos a encherem os mercados diáriamente com todos os géneros alimentícios. Claro que hoje tudo é diferente e temos as grandes superfícies onde nada falta e onde a grande parte dos produtos alimentares vem de todo o lado menos dos "saloios".
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja23/2/07 18:51

    Não acha que os saloios se aburguesaram...?Abastecer-se-ão eles agora nesses grandes 'súperes' cada fim de mês, ao fim de semana...?
    Cumpts.

    ResponderEliminar