Segundo pude ler, peças de teatro portuguesas da Renascença, incluindo, claro, Gil Vicente, mencionam a Folia como uma dança de pastores e camponeses. E se bem compreendi, apesar da Folia ser muito mais antiga, as primeiras variações sobre o tema vieram a ser publicadas em meado séc. XVII. Contudo na introdução desta peça, Jordi Savall diz-nos que a primeira vez que a melodia aparece registada num manuscrito antigo é num cancioneiro espanhol, anónimo, do final do séc. XV. Trata-se do vilancico Rodrigo Martinez.
Na peça Jordi Savall e o grupo executam uma bonita variação sobre o tema da primeira Folia conhecida.
Jordi Savall, Folia (c. 1490)
Boa tarde Bic Laranja.
ResponderEliminarDou-lhe a conhecer a Bubok.Pt, um serviço de auto-publicação com milhares de livros publicados em Espanha, agora disponível para os autores portugueses em www.bubok.pt.
Já imaginou publicar um livro como faz com o seu blog? As suas ideias e a sua forma de as escrever, sem censuras, a partir do seu computador. Tudo pode ser publicado na Bubok.
A Bubok.Pt disponibiliza o seu livro em E-Book e em papel, através do serviço ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda, sem excedentes.
Se quiser ajudar-nos a divulgar a Bubok.Pt a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, inclua um link para o nosso blog na sua lista: http://www.bubok.pt/blog/.
Aguardamos a sua visita na Bubok.Pt. Estou disponível para qualquer dúvida que tenha: marta.furtado[@]bubok.com.
Por norma não aceito publicidade comercial, mas cá fica... Cumpts.
ResponderEliminarMais uma bela coisa que aprendi - e ouvi - neste seu belo lugar de conhecimento!... :-)
ResponderEliminarAbraço
Fico satisfeito por saber. Muito obrigado!
ResponderEliminar:)