Coreto, Avenida (ante o n.º 232), c. 1900.
José Chaves da Cruz, in archivo photographico da C.M.L.
Um coreto pode servir de púlpito a muita conversa:
- Coreto, inaugurado em 15 de Agosto de 1894 [...] Coreto da autoria de José Luís Monteiro, foi transferido em 1932 para o jardim da Estrela, daí o nome de Coreto do Jardim da Estrela.
(Título e notas no archivo photographico da C.M.L.) - Elegante coreto que inicialmente se encontrava no passeio público da Avenida [*]. Foi executado em 1884 pelo engenheiro militar Soares de Lima. De realçar o trabalho decorativo do interior da cobertura do coreto.
(www.e-cultura.sapo.pt/patrimonio)
- Foi construído em 1884 e encontrava-se originalmente no Passeio Público [*] antes da construção da Avenida da Liberdade. O coreto foi transferido para o jardim [da Estrela] no ano de 1936.
(Jardim da Estrela, in Quipædia brasileira.)
_______
[*] O n.º 232 da Avenida da Liberdade fica no quarteirão entre a Barata Salgueiro e a Alexandre Herculano; o Passeio Público não passava da Rua das Pretas... Mas, bom! Fico-me por que possa ter sido realmente inaugurado em 15 de Agosto, por capricho ao dia de hoje.
Se não estou em erro o nº. 232 da Avenida pertence ao prédio onde viveu a família Távora, segundo o próprio já afirmou. Andares/casas enormes e belíssimas, quase todas as que compunham os edifícios da Avenida da Liberdade.
ResponderEliminarMaria
Pois este n.º 232 mantém-se, com os dois seguintes. Mas devem estar muito adulterados com o inevitável progresso.
ResponderEliminarCumpts.