| início |

sábado, 8 de julho de 2023

Da (i) auga

 Na cozinha havemos um garrafão com água. Tem uma bomba para tirá-la e um copo a par. Como havemos sêde (quando temos; como, é maneira antiga de dizer), damos à bomba e a água verte para o copo e bebemos.


 Na cozinha da avó havíamos uma bilha de barro com uma tampa de madeira ou uma rodilha e um caneco de cima, não sei se de latão, zinco ou barro. Ou, calhando, um copo de vidro. Como havíamos sêde (quando tínhamos, &c., como já disse), tomávamos o cântaro pela iasa e vertíamos a encher o copo e assim buíamos. Era auga da fonte que as mulheres tiravam adestradas dando à manivela com um braço e mão na ianca, a encher a bilha de barro.


 No casal da Malhada Velha havia um poço raso atrás da casa, antes dumas casas velhas mais antigas e já arruinadas (minha mãe nascera nelas, assim dezia). Chamavam-lhe «a manilha». Tinha uma tampa de tábuas pregadas, cortadas em redondo à forma do poço e por sôbre, uma escudela de cortiça do tamanho de duas mãos em concha. Como alguém houvesse sêde, andando ali em trabalhos do campo ou menino da cidade só de fim de semana, tirava a tampa, mergulhava a escudela na iauga da manilha, sempre ao alcance dum braço e buía. Às vezes buía por repetidas vezes, conforme a sêde.


 Há tempos quando lá estive pelas partilhas mencionei o tal poço aos primos como velhinha e curta memória que retinha do casal. O primo Jaquim Luís recordou-ma — era a manilha.


  A água da bilha de barro da cozinha da avó Rosa como a da manilha do casal da Vila Nova era mais fresca cà do garrafão de plástico daqui.


Bomba de água da Rua da Amendoeira, Azinhaga — (c) Luísa Gonçalves, 2011

2 comentários:

  1. Aprendi no Liceu (com Rómulo Vasco da Gama de Carvalho) que a água nas bilhas de barro era mais fresca pois o barro é poroso e a água permeava até à superfície onde se evaporava roubando energia e daí arrefecendo o recipiente e o seu conteúdo.
    Nos Liceus do meu tampo, os fásssistas eram lixados.

    ResponderEliminar
  2. Rómulo de Carvalho continua a ensinar. Eu agora aprendi.
    😊
    Já não há liceus. Sobram para aí é fàssistas…
    Cumpts.

    ResponderEliminar