Uma rua que vem aqui. Outra que vai para ali. Umas chaminés altas compondo o lugar lá de ante…
Vá-se lá agora achal-a!

Rua de Lisboa, Portugal, [s.d.].
Mario de Novaes, in bibliotheca d' Arte da F.C.G.
Addenda em 29 de Abril:
A casa que é o objecto da imagem acima, com telhado de quatro aguas, platibanda de balaustres interrompida por janellas de frontão á frente e a trás, mais janellas de agua furtada nas fachadas lateraes, é a terceira do lado direito na photographia que accrescento em baixo.
25 de Fevereiro - 1909
Visita ao Coelho de Carvalho, que está doente, e mora n' um velho palacio, na rua do Arco do Cego. Moveis Imperio, uma cama imponente com golphinhos doirados e espelhos, falsos quadros de mestre nas paredes d' estuque, onde todos os caiadores de Lisboa pintam sempre o mesmo friso azul ferrete, e salas que se sucedem com alguns moveis antigos isolados. São restos de grandeza d' uma existência d' artista...
Raul Brandão, Memorias, 1.º vol., Renascença Portuguesa, Porto, [1919], p. 214.
Um velho palacio na Rua do Arco do Cego?… Vêde lá se fosse!… Haviamos aqui meia descripção do interior.
![Rua do Arco do Cego [vista S. desde o cruzamento da Av. Ant.º José de Almeida], Lisboa (Eduardo Portugal, 1940) Rua do Arco do Cego [vista S. desde o cruzamento da Av. Ant.º José de Almeida], Lisboa (Eduardo Portugal, 1940)](https://fotos.web.sapo.io/i/o7011faef/18676030_Mf8OC.jpeg)
Rua do Arco do Cego [vista S. desde o cruzamento da Av. Ant.º José de Almeida], Lisboa, 1940.
Eduardo Portugal, in archivo photographico da C.M.L.
Ficava, como se vê, no trôço inicial da velhinha Rua do Arco do Cego, que jaz de todo esquecida e apagada nos quarteirões entre a Philippa de Vilhena e o Technico. O primeiro commentario acertou em cheio e d' elle percebi logo o que estava a vêr: a esquina da futura embaixada de Argentina ao Arco do Cego. Antes estava á nora, devo confessar. Em boa hora a publiquei.
Ainda não arranjei tempo de lêr bem os commentarios, mas quero lêl-os, porque já vi que tẽem achegas muito interessantes. A tempo lhe responderei.
Obrigado aos benevolos leitores.