| início |

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sabujice avergonhada?

 Não sei se foi reclamação dalgum vizinho mas esta minha nota há oito dias -- vi há pedaço, antes de almôço -- perdeu razão. Hoje, vinte e nove dias depois da feira dos votos, a fonte monumental da Alameda tornou a trabalhar. Oxalá siga eu perdendo razão sôbre a aparente sabujice.

Fonte Monument.jpg
Fonte Monumental, Alameda de Dom Afonso Henriques, post 1948.
Estúdio de Horácio de Novaes, in Bibliotheca de Arte da F.C.G.

4 comentários:

  1. Inspector Jaap28/10/13 16:10

    Foi só por acaso, ou, em "amaricano": « no big deal».
    Cumpts

    ResponderEliminar
  2. Pois foi. Às 7h00 da noite já a tinham desligada.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Agora que fala nisso e puxando pela memória, de facto tenho uma vaga ideia da policromia dos baixos-relevos, mas era então muito miúda para me fixar nesses pormenores, por quando passava por ali era para ir visitar primos e tios ou para ir brincar com a miudagem amiga para os relvados da Alameda, pelo que só mais tarde, já adolescente e dando-lhe o devido valor, é que recordo com nitidez as tais cores que emprestavam uma beleza singular àquela Obra de Arte Monumental que tanto nos orgulhava como moradores naquela zona da cidade.

    Com qu'então a Fonte voltou a funcionar? Viva o luxo! Deve ter sido consequência directa da sua pertinente dica aqui colocada:) Mas também e certamente por o senhor Costa não querer interromper (pra já, depois... logo se verá) os melhoramentos nas ruas e avenidas - pavimentos esburacados e remendados ou alcatroados à pressão, restauros e pinturas de fachada em alguns prédios em estado miserável, nas zonas nobres da cidade em estado miserável, etc. - que empreendeu por motivos óbvios a todo o gás há cerca de um ano(?), para mostrar serviço e em simultâneo ir agradando aos munícipes para mais tarde colher os frutos do que foi semeando e com isso captar os respectivos votos que o reconduziram ao mesmo cargo na edilidade.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja9/11/13 17:48

    O Costa é um intrujão.
    Manter a fonte a trabalhar não é mais que a sua obrigação.
    Manter os pavimentos da cidade também.
    Mas ando a ver que em tudo isto e muito mais é propenso à preguiça, o mandrião. Aliás mede-se-lhe da pinta. E a estupidez exibe-a triunfalmente no querer agora acabar com a calçada portuguesa em quase toda Lisboa. Diz que é trabalhosa de manter (cá está a mandriice; de ver o trabalho dos calceteiros, cansa-se) e «perigosa» para os velhinhos (justamente porque há desleixo no seu arranjo). Quando se não quer trabalhar tudo se degrada... Ou como não sabe dançar, diz que o chão está torto....
    Calculo que o lajedo de cimento que tem em mente para substituir a calçada portuguesa lhe preenche mais o bestunto que os calhaus da calçada. Daí esta a ideia agora.
    Cumpts.

    ResponderEliminar