Na gramática super-dondoca o superlativo absoluto analítico dos adjectivos forma-se agora com «super» em vez de «muito». O «super» refina super-mais com hífen -- aquele tracinho, não 'tá a ver?! -- e como o «muito» anda hoje tããão pouquérrimo...
E bem assim o superlativo absoluto sintético forma-se super-glamourosamente com o sufixo «-érrimo» pelo que as tiíssimas, se forem, sei lá, super-, serão tiérrimas, 'tá a ver?!
Paulette Goddard, Dorothy Lamour & Veronica Lake (in Cocktail de Estrelas, 1942).
Imagem nas Associações Livres do Dr. X.
"Gramática super-dondoca"
ResponderEliminarAhahahahahah!
(Fartei-me de rir... e sempre que me vem à memória esta sua oportuníssima observação, mesmo se longe do pc, ainda me rio mais. Sou "super"-positiva (nada de gozar, faz favor;), mas tudo aquilo que me ponha bem disposta faz-me bem, como saberá. Já basta o que basta).
Maria
Muito bom...
ResponderEliminarCaro Bic:
ResponderEliminarMas o menino não sabe que esta super-hiper-gramática tem «piscinas de óptimo», tá a ver?
É super-interessante, super-bem, super-sei-lá!
Afinal, é super-piroso, tudo isto...
Ou seja, no linguajar «dondórico» destes cretinos, afinal isto tem «Himalaias de péssimo»! (Tá a ver? Não há pachooorraaa!)
NOTA: para os amais arredados do dialecto das novas tias e tios, afinal ralé que ascendeu através de esquemas e quer imitar - caricaturando - uma certa classe, passo a explicar as expressões acima:
- «Piscinas de óptimo» : Piscinas é «bem», tá a ver? E óptimo é... óptimo!
- «Himalaias de péssimo» : Os Himalaias são grandes, percebe? E ficam perto daqueles horríiiveis bairros da lata da Índia... Por isso é péssimo!
Para os «tios», o sotaque é fácil, bastando para isso trocar os «erres» por «guês», como se tivéssemos um defeito na fala: Oga expeguimente!
Cumprimentos com «piscinas de óptimo»!
«... mais arredados...» desculpe...
ResponderEliminarCump.
Faz-me lembrar aquela rábula
ResponderEliminar«eu sou o super-super, assim tão super há só um...». É da gasolina e do valor que atingiu, Meu Caro Bic. Como se sabe é a europreocupação que tudo move e padroniza.
Abraço
Ahahahaha! Formidável!
ResponderEliminarCumpts.
O super-super era o Herman. O maior lá da rua que fazia dez segundos do Rossio à Lua. Não vê você no que ele deu...?
ResponderEliminar:)
Cumpts.
Ahahahah... óptimo!
ResponderEliminar"Himalaias de péssimo" e "Piscinas de óptimo"
ResponderEliminarAhahahahahah!
Maria
Cara Maria, Caro Bic, Caro Joe Bernard:
ResponderEliminarÉ o que faz viver em «imersão total» nesta gente com «piscinas de óptimo» super-pirosas, aqui em Cascais... Tão a ver?
Cumpguimentos...