| início |

quinta-feira, 6 de abril de 2006

Para o N. segue a estrada...


« Para o N. segue a estrada de Benfica, à dir. da qual se estende o parque de José Maria Eugénio de Almeida, onde, de 1884-1905, esteve o Jardim Zoológico.»



Parque de José M.ª Eugénio de Almeida, S. Sebastião (ante 1901)
Parque de José Maria Eugénio, Lisboa, c. 1900.
Foto: Arquivo Fotográfico da C.M.L.



« O parque, que é cercado por um muro ameado, ornado de torres, vigias e pavilhões, é hoje [1924] apenas a ruína do que foi. A erva cresce por toda a parte, em grandes tufos; a propriedade foi retalhada e convertida em hortas; todavia ainda se admiram alguns belos exemplares de cedros e eucaliptos.»



Cavalariças do parque de José M.ª Eugénio de Almeida, S. Sebastião (P. Guedes, 1910)
Cavalariças no parque de José Maria Eugénio, Lisboa, 1910.
Foto: Paulo Guedes in Arquivo Fotográfico da C.M.L.


Estrada de Benfica, Palhavã (P. Guedes, 1904)
Parque de José Maria Eugénio, Lisboa, c. 1904.
Foto: Paulo Guedes in Arquivo Fotográfico da C.M.L..

 O parque de José Maria Eugénio de Almeida é onde fica actualmente a Fundação Calouste Gulbenkian.
 É aí o sítio chamado há séculos Palhavã...




Excertos de: Raúl Proença, Guia de Portugal, 1.º v., Generalidades; Lisboa e arredores,  1.ª ed., Lisboa, B.N., 1924, p. 432. [Reed. da Fundação Calouste Gulbenkian, imp. 1991, que reproduz fielmente a 1.ª ed. de 1924].

6 comentários:

  1. Não consigo ver as fotos.

    ResponderEliminar
  2. Experimente o botão dir. do rato sobre a área das imagens e escolha a opção 'mostrar imagem'. Actualizar a página (fazer um refresco) às vezes resulta. Em último caso: http://biclaranja.blogspot.com . Cumpts

    ResponderEliminar
  3. São realmente estas as minhas paragens costumeiras. Pensava que este espaço verde pertencesse hoje ao Quartel-General da Região Militar de Lisboa. E os trajos dos fotografados? Vida real, ou rancho folclórico? Hoje só a segunda hipótese seria credível...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Acho que é da Gulbenkian. Era do capitalisa José Maria Eugénio de Almeida, mais palácio Vilalva (o Q.G. da R.M.L.); possuía ainda os terrenos do Parque Eduardo VII. Os trajos podem ser domingueiros, mas comuns na época. Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Foi por aqui que esteve também a Feira Popular...

    ResponderEliminar
  6. Esteve esteve. Julgo que havia uma entrada em frente ao palácio da palhavã. É o muro à esquerda da imagem: http://photos1.blogger.com/blogger/217/256/1600/A17800%20Palhava.jpg .//Cumpts.

    ResponderEliminar