Júlio Rendeiro (A. n/ id., in Tesouro Verde)
Na sua experiência como dirigente do S.C.P., foi o grande responsável pela inserção do Paulo Jorge Gama — o popularizado Paulinho — no S.C.P., o qual, por coincidência, iniciou no hóquei em patins a sua participação no Clube. Como aconteceu esse episódio?J.R. — Recorrendo à minha memória, no final da década de oitenta, em data que não consigo precisar, e na qualidade de vice-presidente com o pelouro das modalidades, fui abordado pelo saudoso Coronel Cunha Bispo, responsável pelas infraestruturas do S.C.P., contando-me a seguinte história: tinha sido contactado pelo Luís Repolho, dirigente da nossa claque Torcida Verde, dizendo-lhe que uma pessoa de uma instituição de apoio social lhe havia relatado que tinham institucionalizado um jovem com graves limitações motoras e cognitivas. Esse jovem vivia praticamente sem interagir com o meio exterior, nada lhe interessava, nada o motivava e nada o fazia sair do seu mundo interior.
No entanto, as pessoas que com ele lidavam notavam que o jovem reagia de forma entusiástica sempre que o nome do Sporting era referido.
Através do Luís Repolho pretendiam, então, saber da nossa disponibilidade para explorar a pista ligada ao interesse que o jovem revelava pelo nosso clube. Aceitámos o desafio, arranjámos instalações no estádio para o acolher com dignidade e colocámo-lo como roupeiro do Hóquei em Patins.
O resto é história conhecida. O jovem renasceu, transformou-se num homem, hoje [em Outubro de 2023] com 54 anos, profissional de excelência.
É o nosso Paulinho, salvo pelo seu amor ao Sporting.«Grande entrevista com Júlio Rendeiro», in Sporting 1906, 24/X/2023.
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Júlio Rendeiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

bom dia,sou benfiquista ,mas apesar de tudo admiro esta historia de vida, ja a conhecia,porque conheco muitos sportinguistas,mas e o exemplo de que o desporto devia ser inclusao ,e nao o inverso. gravita em volta do desporto e do futebol em particular ,muita merda, saudacoes
ResponderEliminarTem V. muita razão, infelizmente.
ResponderEliminarSaüdações desportivas.