| início |

quinta-feira, 27 de março de 2025

«Viver para viver»


«Viver para Viver» (Vivre pour vivre, Francis Lai)
(Banda sonora original da película de Claude Lelouch.)


 


 «Viver para viver», de Claude Lelouch, com Yves Montand, Annie Girardot, Candice Bergen. Longa-metragem de 1967, estreou-se em Portugal em…


 Quando?


 A base de dados de cinema da Internete não dizia. Ontem não dizia…


 Para não andar a folhear página atrás página de todos os Diários de Lisboa de 14 de Setembro de 67 em diante, e até quando fosse, nas fotocópias da fundação do irmão do dr. Tertuliano, castigo fastidioso e possìvelmente até inglório, pois que as ditas fotocópias se não prestam à pesquisa de texto e o que procurava podia até nem se achar, resolvi-me por algo mais inventivo. Preguntar à mais moderna pitonisa do novo oráculo de Delfos: a inteligência artificial, como lhe chamam por aí os beatos da irreligião, que sequer admitem ser pagãos (que o são…) 


 Deu isto em ser bem mais inventivo do que eu supus…


 Bem assim, pus a pregunta à dita inteligência: — «Viver para Viver» data estreia Portugal. — Tal qual,  macarrònicamente, porque isto de dialogarmos nós humanos com maquinismos leitores de cassetes não carece de mais que mim Tarzan, tu Jane… Pois em resposta saiu-me um chorrilho algo prolixo sobre uma série qualquer com nome parecido. Vi-me na contingência de reformular, de ser mais conciso com o robot, e pus: — «Viver para Viver» «Vivre pour vivre» data estreia Portugal. — E acrescentei — sem palha — para não vir resposta cheia de palha, a ver no que dava…


 Deu 18 Outubro de 1968. (Outubro com o pequeno, bem entendido…)


 Plausível, pensei. Mas antes de lamber virtualmente o dedo para começar virar as fotocópias do Diário de Lisboa à cata do cartaz de espectáculos, procurei saber a fonte. Aqui é que foi o diabo.



 Peço desculpa pela falta de fontes específicas na minha resposta anterior. Após uma pesquisa mais aprofundada, não consegui encontrar a data exa[c]ta da estreia do filme "Viver para Viver" ("Vivre pour vivre") em Portugal. No entanto, é provável que tenha ocorrido em 1968, possivelmente no primeiro semestre do ano, dado que o filme foi lançado na França em 1967.



 Boa! Primeiro era em 18 de Outubro de 68; agora, ao depois, já era provável ser no primeiro semestre de 68.


 Em que ficámos?…


 Um: aquela merdice artificial que dizem ser inteligência, tem mais de artifício que de inteligência ou até de mera sabedoria enciclopédica. Já de sabujice!… Além da ortografia (e sintaxe) brasileiras, das aspas inglesas, funciona por palpite. Pesquisa mais aprofundada, nem figura de estilo é. Aquilo responde com tanto de lírico como um gingão de café, e com tanto de acêrto como o horóscopo da Maia.


 Dois: folhear o Diário de Lisboa…


 «Viver para viver», longa-metragem de Claude Lelouch, com Yves Montand, Annie Girardot, Candice Bergen, estreou-se em Portugal em 29 de Fevereiro de 1968 no cinema São Jorge.


 


«Viver para Viver» («Vivre pour vivre»), hoje, sensacional estreia às 21.30 no cinema São Jorge (Diário de Lisboa, 29 de Fevereiro de 1968)
«Viver para Viver» […] Hoje, sensacional estreia às 21.30 no cinema São Jorge, in Diário de Lisboa, 29/II/68.
Fotocópia ajeitada da fundação do irmão do dr. Tertuliano.


 


 Já hoje, ao depois de abonar ontem a base de dados de cinema da Inernete com a data da estreia achada no jornal, a tal inteligência que aprende — e pode tornar-se até perigosa por isso — palpitou-lhe para a mesma pregunta de ontem a data de 11 de Janeiro de 1968. Um perigo, realmente…


 

Sem comentários:

Enviar um comentário